Início Crianças da Rede Municipal de ensino de Juazeiro recebem premiação por produções artísticas alusivas ao combate ao trabalho infantil

11/06/2021 17h43 Atualizado há 3 anos atrás

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), promoveu nesta sexta-feira (11) a premiação do Programa MPT na Escola 2021 – A escola no combate ao trabalho infantil. O evento foi realizado na Câmara de Vereadores de Juazeiro e faz parte da programação da campanha municipal “Trabalho infantil, nem de brincadeira”, desenvolvida em parceria entre a Seduc e a Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes).

Foram avaliados mais de 100 trabalhos produzidos por estudantes do 4º ao 7º ano, de 12 escolas municipais, sobre as temáticas “trabalho infantil” e “profissionalização adolescente/aprendizagem profissional”. As oito melhores produções foram premiadas nas categorias conto, poesia, música e desenho, com destaque para escolas da área rural, que receberam premiações em três categorias.

Estudantes e professores das Escolas Municipais Mandacaru, Pontal, 15 de Julho, Joca de Souza Oliveira e Rural de Tempo Integral São José receberam kits pedagógicos pelas produções artísticas e culturais.  O estudante Joabe Damasceno, do 5º ano da Escola Municipal 15 de Julho, em Maniçoba, ganhou na categoria poema e falou sobre o que aprendeu com a atividade. “Com esse projeto eu aprendi que tem muitas crianças que precisam de ajuda, e que se você conhece alguém que está maltratando e incentivando uma criança ao trabalho, deve denunciar”, explicou o estudante. Os premiados seguirão para a etapa estadual.

A programação também contou com a participação da secretária de Educação do município, Normeide Almeida, o secretário de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade, Teobaldo Pedro, a superintendente de Gestão Escolar, Alexandrina Araújo,  a procuradora do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Juazeiro, Cristiane Alli Fernandes, o conselheiro do Conselho Tutelar de município, José Roberto Santos, e o vereador Gleidson Azevedo.

“Foi muito positivo, bonito e emocionante a apresentação do trabalho das crianças. Vimos o envolvimento dos professores e gestores nesse projeto, houve, realmente, um empenho  e dedicação. Eles abraçaram essa causa que é tão importante e que mostra qual é a sociedade que queremos”, destacou a procuradora Cristiane Alli Fernandes

Ação contínua

As escolas municipais de Juazeiro que participaram da premiação, também receberão do MPT, material específico sobre a temática, bem como formações para os professores, a fim de trabalhar a conscientização sobre o trabalho infantil de forma contínua nas unidades de ensino.

A secretaria de Educação, Normdeide Almeida, destacou a disponibilidade do município para fomentar ações de conscientização que visem o bem-estar de crianças e jovens de Juazeiro.“O Programa MPT na Escola é uma importante iniciativa do Ministério Público do Trabalho por trazer informações e  contribuir para conscientização sobre o trabalhou infantil em nossa Rede Municipal. A Seduc estará sempre à disposição para desenvolver projetos que visem conscientizar e promover o  bem-estar de nossas crianças e adolescentes” finalizou a secretária de Educação de Juazeiro.

Texto: Brena Souza –  Ascom/Seduc/PMJ