Juazeiro/BA, 30 de setembro de 2020


Covid-19

Crianças atendidas pelo CRAS comemoram Dia do Índio com palestras e atividades educativas

ASCOM em 23/abr/2018

Por Fabiana Diniz/SEDES

O Dia do Índio, festejado em 19 de abril, foi celebrado pelas crianças dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS Itaberaba com uma palestra na última sexta-feira (20) realizada pelo índio David dos Santos, da tribo Tuxi do município de Abaré.

Para os organizadores da ação, foi um importante momento de aprendizado. “Nenhuma das crianças tinha estado com um índio antes e elas adoraram. Puderam aprender mais sobre a história indígena desde o descobrimento até os dias atuais”, destacou a coordenadora do CRAS Risete. Segundo ela, a ideia foi fazer com que as crianças ouvissem relatos reais sobre os usos e costumes indígenas e também desfizessem histórias ouvidas e construídas ao longo do tempo. “O objetivo principal foi alcançado já que conseguimos fazer com que eles conhecessem um pouco mais da identidade cultural indígena, hinos, danças, crenças, vestimentas e costumes”, completou.

O índio David dos Santos falou para as crianças sobre a importância histórica do seu povo para todo o país. Segundo ele, oportunidades como esta contribuem para a formação dos cidadãos e desmistificam estereótipos. “O dia 19 é um dia importante de recordação para nosso povo e nos permite fazer uma reflexão do que o nosso povo sofreu. Nesses espaços conseguimos passar um pouco da nossa vivência, do nosso mundo e do nosso jeito de ser, desmistificando a ideia de que índio tem que usar pena, tem que viver de caça e pesca. O índio do Nordeste tem seu modo de vida, vivemos em harmonia com a natureza preservando e recuperando nosso território e nosso modo de vida.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro