Juazeiro/BA, 30 de setembro de 2020


Covid-19

CRAS da Malhada da Areia recebe oficinas do projeto Sabão Ecológico

ASCOM em 22/mar/2019

Por Fabiana Diniz/SEDES

Teve início nesta sexta-feira (22), no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do bairro Malhada da Areia, a primeira oficina do projeto ‘Sabão Ecológico’. O projeto realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) vai trabalhar a educação socioambiental e a produção de renda extra com moradores da comunidade.

O foco principal do projeto é o fortalecimento de vínculos comunitários e o protagonismo da população. “Esperamos promover melhorias na vida das pessoas. A partir desse projeto, muitos vão poder empreender, aumentar suas rendas e ainda contribuir com o meio ambiente”, afirmou a secretária Cida Gama. O projeto contempla a valorização dos talentos pessoais e grupais, oportunizando a busca por autonomia, a participação na transformação social e o estímulo a um desenvolvimento sustentável, além da geração de renda.

Antes do início das oficinas, a comunidade e os comerciantes do território que abrange o CRAS foram mobilizados para doação de óleo saturado e conscientização sobre os danos causados ao meio ambiente com o descarte incorreto do produto. “Lançamos a proposta e as pessoas acreditaram e apostaram no projeto. Hoje iniciamos esta primeira etapa com a produção do sabão e nossa intenção é posteriormente partirmos para outros produtos e incentivar cada vez os moradores a empreender”, destacou a coordenadora do CRAS, Eucimara Morais.

Uma das participantes do projeto é a dona de casa Francisca Adriana, mãe de um dos contemplados no programa Transformar. Ela destaca que fez questão de participar por acreditar nos projetos da gestão municipal. “Achei muito interessante a ideia e uma oportunidade para melhorarmos nossa renda familiar. Fiz questão de participar de mais um projeto da prefeitura porque acredito neles e trazem sempre o melhor para minha família. Além disso, o meio ambiente agradece”, afirmou.

Já a dona de casa Maria Francineide, já havia trabalhando com a produção de sabão e viu nela uma oportunidade de empreender. “Já tinha feito um curso anteriormente no Residencial Mairi, também da prefeitura, e gostei muito. Acho muito importante estar se atualizando, pois nos traz oportunidade de trabalhar. Mesmo iniciando a oficina hoje, já tenho encomendas de sabão para entregar”, comentou animada.

Inicialmente, o projeto vai oferecer quatro oficinas de produção de sabão ecológico. Após essa primeira etapa, a ideia é que o projeto evolua para a fabricação de outros materiais de limpeza e que posteriormente, os usuários se associem em cooperativas.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro