Juazeiro/BA, 05 de dezembro de 2020


Covid-19

CPRN apresenta o Plano de Segurança do Carnaval de Juazeiro

ASCOM em 04/fev/2020

Irislane Pacheco/CSTT

Nesta terça-feira (04) o Comando de Policiamento da Região Norte (CPRN) apresentou o Plano de Segurança do Carnaval de Juazeiro 2020, que começa na sexta-feira (07) e segue até o domingo (09). O evento ocorreu no Grande Hotel e reuniu representantes da Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT), de diversas secretarias municipais, das Polícias Militar, Civil, Federal, Técnica e Rodoviária Federal, do Corpo de Bombeiros e da COELBA.

Além das tropas de Juazeiro, as tropas de outros sete municípios do Norte Baiano irão reforçar a segurança do Carnaval de Juazeiro, assim como o Pelotão da Cavalaria de Feira de Santana, CIPE-Caatinga, Rondesp Norte e Polícia Rodoviária Estadual (PRE). De acordo com o Major Moreira, responsável pela apresentação do Plano de Segurança, “ao todo serão 2.247 policiais militares, 240 patrulhas, 10 portais de Abordagem com detectores de metal, 26 postos elevados de observação, 04 postos de comando setorial, 01 Centro Integrado de Comando e Controle, 01 plataforma de Observação Elevada, 01 posto de reunião de tropa, 01 Centro Integrado de Inteligência e 03 bases móveis”.

Durante a apresentação, foi anunciado que além do videomonitoramento de todo o circuito que será feito em parceria com a Guarda Municipal, haverá a utilização de drones de observação e captura de imagens, além de detectores de metal. E a grande novidade deste carnaval, será o aplicativo elaborado pelo CPRN, chamado “SOS Mulher Juá”, que tem o objetivo de viabilizar o envio de denúncia e agilizar o pedido de socorro nos casos de violência contra a mulher em Juazeiro.

A delegada titular da 17ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) Lígia Nunes, a coordenadora do Departamento de Polícia Técnica (DPT) Daniela do Vale e o Capitão BM Enderson Rocha Leite, apresentaram um balanço do último carnaval e as expectativas e táticas para o carnaval deste ano.

Márcia Guena, professora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR) apresentou outra novidade para o carnaval deste ano: o Observatório Racial, LGBT e de Direitos Humanos, que será realizado em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) e contará com a participação de 30 voluntários, que atuarão nos três dias de carnaval com o objetivo de mapear e levar as autoridades as ocorrências que vierem a acontecer durante o carnaval.

“Esperamos que todas as forças de segurança atuando neste carnaval tenham a consciência de que nosso intuito é levar a paz e entender que alguns irão para tirar a paz. Nossa função é equilíbrio total, mesmo com as provocações e as repressões que nós julguemos serem indevidas”, salientou o Coronel Anselmo Bispo, Comandante do CPRN, que garantiu que o policiamento na cidade não será reduzido e que as guarnições estarão fazendo o patrulhamento de rotina nos bairros e comunidades do interior.

O coordenador do Carnaval, Samuel Morais, apresentou a programação dos três pólos do carnaval e destacou a importância do surgimento das reuniões com todos os órgãos de segurança envolvidos. “O nosso objetivo é chegar à segunda-feira com o dever cumprido: saber que realizamos um carnaval onde todos curtiram, brincaram e retornaram para suas casas em segurança”, afirmou Samuel.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro