Juazeiro/BA, 27 de setembro de 2020


Covid-19

COVID-19: Entre as cidades acima de 200 mil habitantes, Juazeiro é a cidade com menor número de óbitos da Bahia e segunda do Nordeste

ASCOM em 11/ago/2020

Luiz Hélio/Ascom-PMJ

De acordo com o Painel Epidemiológico da Bahia, atualizado diariamente no site da Secretaria Estadual da Saúde/SESAB através de dados coletados nos boletins divulgados pelas prefeituras, o Estado contabiliza até esta terça-feira (11/08) um total de 194.097 pessoas confirmadas com a COVID-19, com 176.48 curas clínicas e 4.010 óbitos. E entre os municípios baianos acima de 200 mil habitantes, Juazeiro registra o menor número com 66 óbitos.

Confira a lista dos municípios baianos acima de 200 mil habitantes com menor número de óbitos:

1º Juazeiro – 66

2º Camaçari – 75

3º Vitória da Conquista – 75

4º Lauro de Freitas 76

5º Itabuna – 146

6º Ilhéus – 165

7º Feira de Santana – 164

Em relação ao Nordeste, no mês de junho Juazeiro estava com a terceira menor mortalidade por COVID-19 entre as cidades com população acima dos 200 mil habitantes, e agora o município baiano tem o segundo menor registro de óbitos da região. Confira:

1º Petrolina (PE) – 61

2º Juazeiro (BA) – 66

3º Vitória da Conquista (BA) – 75

4º Camaçari (BA) – 75

5° Parnamirim (RN) – 131

6º Itabuna (BA) – 146

7° Feira de Santana (BA) – 164

8° Arapiraca (AL) – 168

9º Mossoró (RN) – 186

10º Juazeiro do Norte (CE) – 239

A secretária municipal da Saúde Fabíola Ribeiro ressalta o trabalho que a gestão municipal vem realizando com foco prioritário em salvar vidas. “Os investimentos estão sendo feitos e as ações para fortalecer o enfrentamento são inúmeras. Por isso, graças a Deus e ao empenho do nosso prefeito, além de toda uma equipe comprometida com essa luta, temos registrado um índice baixo de óbitos e a nossa meta é diminuir ainda mais essa taxa até a zerarmos”,

Fabíola Ribeiro, que também preside o Comitê Municipal de Enfrentamento da COVID-19, lamenta as vidas perdidas em decorrência do alto grau de letalidade do novo coronavírus e frisa que Juazeiro hoje se encaminha para uma situação de controle com a ampliação dos leitos de UTI e de enfermaria. A secretária solicita ainda que os pacientes sintomáticos busquem o serviço de saúde imediatamente.

“Nosso desejo era não termos perdido nenhum juazeirense para esse vírus, mas trata-se de uma doença bastante perigosa e, infelizmente, o Brasil e o mundo inteiro estão sofrendo com inúmeras e lamentáveis perdas. Mais os esforços para proteger a população são diários e por isso temos aqui hoje uma situação mais controlada por conta da aquisição de mais leitos de UTI e com a abertura do Hospital de Campanha”.

Fabíola Ribeiro conclui com um importante alerta. “Ainda precisamos muito contar com o apoio das pessoas quanto aos cuidados com a higiene, o uso da máscara e o distanciamento social. Outro ponto importante que ajuda no tratamento e que faz grande diferença na recuperação, ajudando a salvar ainda mais vidas, é que o paciente sintomático busque o atendimento médico precoce”.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro