Juazeiro/BA, 26 de novembro de 2020


Covid-19

Coordenadores pedagógicos participam da formação do ‘Crescer Sem Violência’ do Canal Futura em Juazeiro

ASCOM em 26/out/2018

Por Emanuelle Lustosa/SEDUC

Os coordenadores pedagógicos das escolas municipais de Juazeiro e a equipe técnica da Secretaria de Educação e Juventude participaram nesta quinta e sexta-feira (25 e 26), da formação do projeto ‘Crescer sem Violência’, do Canal Futura, em cooperação com a consultoria Childhood Brasil e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). O evento aconteceu no auditório da SEDUC, e reuniu mais de 40 profissionais da Educação do município.

A mobilizadora do Canal Futura Cíntia Sarinho, explicou que o objetivo do projeto é fortalecer as ações que o município já desenvolve no campo da prevenção e enfretamento as violências sexuais contra crianças e adolescentes. “O trabalho é desenvolvido por meio do kit educativo Crescer sem Violência, com material audiovisual e impresso e uma metodologia pedagógica para que os educadores possam trabalhar na perspectiva da promoção de direitos e na prevenção das violências contra as crianças e os adolescentes. A didática se baseia em alguns programas e séries televisivos que servem para a formação dos profissionais e além disso, eles aprenderão atuar com o público vulnerável diretamente. A escola é um ator importantíssimo dentro da rede de proteção, por isso a SEDUC nos convidou para formar os profissionais da rede municipal de Juazeiro”, ressaltou Cíntia.

A formação foi dividida em três etapas com os seguintes temas: ‘Que Exploração é Essa?’ ‘Que Abuso é Esse? e ‘Que Corpo é Esse?’ – nomes das três séries de animação, que fazem parte do Crescer Sem Violência e objetiva abordar o tema da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes. As narrativas fazem uso da linguagem lúdica para tratar de uma das mais graves violações de direitos humanos de crianças e adolescentes, previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei nº 8.069, de 1990, e aprofundar os debates sobre o tema.

De acordo com a mobilizadora, o projeto irá contribuir para ampliação da expertise dos educadores, famílias, crianças e adolescentes para reconhecerem o problema relacionado a tal violência, da mesma forma que irá propiciar os meios e maneiras de trabalhar a autopromoção com as diferentes faixas etárias.

A coordenadora da Escola Municipal de Educação Infantil Fabiana da Silva, disse que foi muito positiva a formação. “Além da troca de experiência, aprendemos muito e vamos sair daqui para multiplicar esse conhecimento com a equipe da escola, os professores, pais e a comunidade. É importante que a gente tenha propriedade daquilo que estamos fazendo, não podemos ser omissas diante de um caso de violência contra os nossos alunos. Recebemos orientações sobre quais instituições devemos procurar e que ações devemos tomar para proteger os nossos alunos. Agradecemos ao Canal Futura e a SEDUC por nos oferecer esta importante formação”, finalizou a coordenadora da EMEI Amélia Duarte.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro