Juazeiro/BA, 28 de setembro de 2020


Covid-19

Consultoria sobre compras públicas para o PNAE e PAA é realizada pela Prefeitura de Juazeiro

ASCOM em 04/set/2019

Lene Radina/Adeap

Foi realizada nesta terça-feira, 03, na Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária/ADEAP em Juazeiro, consultoria de compras públicas para o Programa Nacional de Alimentação Escolar/PNAE e o Programa de Aquisição de Alimentos/PAA com o objetivo de fortalecer o poder de compra local através da Agricultura Familiar.

A capacitação foi ministrada pelo consultor do Sebrae Paulo Wataru, que apresentou resultados do trabalho de pesquisa e estudos, visando uma maior participação de agricultores do município em chamadas públicas. “O nosso objetivo é fazer um fomento da aquisição dos produtos da agricultura familiar a partir de uma política pública. Essa estratégia consiste em formar uma comissão de todos os atores envolvidos e induzir um pouco de tecnologia de informação e comunicação através de uma ferramenta onde iremos disponibilizar todas as informações discutidas aqui”, informou.

Wataru explicou também que as informações serão disponibilizadas em formato de planilha online e gratuita, onde as pessoas poderão acompanhar através dos seus celulares. “O objetivo final é que haja uma inter relação entre o produtor e o nutricionista para uma reformulação de cardápio. É importante que o grupo tenha uma conscientização do volume de compras que possuem, pois o município precisa adquirir 30% desse volume”, disse.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Tiano Felix, o governo municipal tem buscado através de ações, potencializar o desenvolvimento da agricultura familiar da região. “O nosso papel é incentivar que os agricultores familiares tenham condições de participar das compras públicas do PAA e PNAE. Consequentemente, com o fortalecimento da agricultura local, teremos também o fortalecimento do nosso comércio”, destacou.

Vale ressaltar que do total dos recursos financeiros repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação/FNDE ao PNAE, no mínimo 30% devem ser utilizados na aquisição de alimentos da agricultura familiar, priorizando os assentamentos da reforma agrária, as comunidades tradicionais indígenas e comunidades quilombolas.

“Além de proporcionar uma renda certa aos agricultores familiares, essa iniciativa é excelente para o município, pois o dinheiro fica na localidade e para os estudantes, que podem consumir alimentos naturais e saudáveis”, concluiu o gestor da Adeap.

Participaram da consultoria representantes do Cesol, Irpaa, Coopervida, Copecar, Seduc e Ascoob.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro