Juazeiro/BA, 23 de outubro de 2020


Covid-19

Construção dos quiosques padronizados no Parque Fluvial de Juazeiro segue com serviços de fundação

ASCOM em 20/mar/2020

Por Gardennia Garibalde/SEDUR

Iniciada há poucos dias a construção dos quiosques padronizados do Parque Fluvial de Juazeiro segue com a execução dos serviços de fundação. A intervenção desenvolvida pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR), faz parte da obra de construção do Parque Fluvial de Juazeiro que vem promovendo a recuperação ambiental de parte da margem do Rio São Francisco na cidade (trecho entre o início do bairro Angari e o muro da Marinha).

A população juazeirense está aprovando o início de mais uma etapa da obra que já vem promovendo impactos significativos na vida dos juazeirenses. “O momento é de expectativa e muita ansiedade com o andamento das obras. Passamos muito tempo escutando críticas de pessoas desinformadas, que falavam que essa etapa não ia acontecer. Hoje ver o nosso sonho tomando forma é uma felicidade muito grande”, declara o presidente da Associação dos Barraqueiros da Prainha, Magno Costa.

Ele acrescentando ainda que durante toda a execução da obra a gestão do prefeito Paulo Bomfim manteve o diálogo com a Associação, “informando todo o trâmite burocrático. Sabemos que esse período de obra ainda é complicado para o nosso comércio, mas o pior já passou e agora é só segurar a ansiedade e acompanhar o andamento da obra”.

De acordo com o secretário de Obras e Desenvolvimento Urbano, Hemerson Guimarães, que fez questão de acompanhar o andamento da obra nesta sexta-feira (20), essa é uma das últimas etapas a ser executada na construção do Parque Fluvial. Além dos quiosques também está previsto receber o terminal hidroviário e um atracadouro para os caiaques. “Embora a fundação seja a parte da obra que vá ficar aterrada é considerada uma das mais importantes, pois é a responsável pela sustentação de toda a estrutura. Estamos executando a escavação e concretagem das sapatas que são os grandes blocos de concreto armado e responsáveis pela transmissão das cargas ao solo”, explica o secretário.

Parque Fluvial – é uma iniciativa da Prefeitura de Juazeiro, através da SEDUR, fruto de uma parceria do Fundo Nacional de Meio Ambiente (FNMA) do Ministério do Meio Ambiente e do Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal. O objetivo é promover a revitalização física e paisagística de toda a área considerada como degradada da orla fluvial, no trecho entre o muro da Marinha e o início do bairro Angari.

A extensão de aproximadamente 2Km já recebeu academias da saúde, parques infantis, pista de skate, pista de Cooper, ciclovia em toda a extensão do parque, recuperação do campo de esportes, das quadras poliesportivas e de areia, implantação de novas escadarias de acesso e rampa de acessibilidade, nova iluminação em LED, paisagismo e substituição do antigo guarda corpo por uma releitura da antiga Balaustrada. A obra ainda vai receber a construção dos quiosques padronizados, um terminal hidroviário e atracadouro náutico para ordenar a área dos caiaques.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro