Juazeiro/BA, 19 de setembro de 2020


Covid-19

Construção dos quiosques padronizados do Parque Fluvial segue com concretagem de laje

ASCOM em 21/maio/2020

Por Gardennia Garibalde/SEDUR

A construção dos quiosques padronizados do Parque Fluvial de Juazeiro segue em ritmo célere. Nesta quinta-feira (21) mais um trecho da extensão prevista para receber os quiosques está recebendo a concretagem da laje. A intervenção realizada pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR), faz parte da obra de construção do Parque Fluvial de Juazeiro que vem promovendo a recuperação ambiental de parte da margem do Rio São Francisco na cidade (trecho entre o início do bairro Angari e o muro da Marinha).

Além da concretagem de um trecho da laje outra frente de serviço segue com a construção dos quiosques, no trecho que já recebeu a laje na semana passada. O engenheiro civil da SEDUR, Filipe Calado, explica que a laje em execução tem como objetivo ampliar o calçadão existente para receber os quiosques.

“O serviço de concretagem da laje foi dividido em três etapas, a primeira que já está executada tem uma extensão de 160m², a segunda que estamos concretando hoje tem uma extensão de 122m², já a terceira etapa tem uma extensão de 198m² e hoje segue com a instalação das armações para receber a concretagem, que deve acontecer na próxima semana. Vale ressaltar que para chegarmos ao serviço de concretagem uma série de serviços foram executados antes como: fundação, concretagem de sapatas, pilares e o fechamento de toda essa estrutura com paredes em alvenaria”, explica Filipe Calado.

O secretário de Obras e Desenvolvimento Urbano, Hemerson Guimarães, destaca que as obras seguem em andamento, pois precisam atender aos prazos estabelecidos em contratos assinados junto às empreiteiras. “Além de fiscalizar o andamento das obras também acompanhamos se as empresas estão cumprindo as determinações estabelecidas através dos Decretos Municipais, para combater a proliferação do coronavóris, como o uso de mascara, o distanciamento entre os funcionários e a higienização”, destaca o secretário.

O Parque Fluvial é fruto de uma parceria da Prefeitura de Juazeiro com o Fundo Nacional de Meio Ambiente (FNMA) do Ministério do Meio Ambiente e do Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal, e tem como objetivo promover a revitalização física e paisagística de toda a área considerada como degradada da orla fluvial, no trecho entre o muro da Marinha e o início do bairro Angari, uma extensão de aproximadamente 2 Km.

Toda a extensão já recebeu academias da saúde, parques infantis, pista de skate, pista de Cooper, ciclovia em toda a extensão do parque, recuperação do campo de esportes, das quadras poliesportivas e de areia, implantação de novas escadarias de acesso e rampa de acessibilidade, nova iluminação em LED, paisagismo e substituição do antigo guarda corpo por uma releitura da antiga Balaustrada. A obra ainda vai receber, além da construção dos quiosques padronizados, um terminal hidroviário e um atracadouro náutico para ordenar a área dos caiaques.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro