Juazeiro/BA, 24 de setembro de 2020


Covid-19

Conselho discute construção de queijaria em Itamotinga

ASCOM em 24/abr/2019

Lene Radina/ Ascom ADEAP

Foi realizada nesta terça-feira (23), na Casa dos Conselhos em Juazeiro, reunião ordinária do Conselho Regulador do Serviço de Inspeção Municipal – CSIM, que teve como pauta a construção de uma queijaria núcleo na comunidade de Cacimba do Silva, distrito de Itamotinga e a primeira fiscalização do Serviço de Inspeção Municipal no entreposto de ovos, inaugurado em fevereiro, na comunidade da Canoa, distrito de Massaroca.

Sobre a construção da queijaria núcleo, a presidente do conselho e médica veterinária da ADEAP, Sheina Campos Rodrigues, explicou que a obra já foi iniciada. “O papel do município é fomentar e estimular o fortalecimento do empreendedorismo de médio e pequeno porte, em especial dos agricultores familiares com potencialidade de produção. O nosso objetivo além de certificar com o selo é garantir a autoestima desses produtores, proporcionando capacitações que os tornam empreendedores aptos ao concorrido mercado de trabalho atual”, declarou Sheina.

O empreendimento de queijos beneficiará sete famílias que integram a Cooperativa dos Empreendedores Rurais de Cacimba do Silva e Região (COOPERCAR). “Essa será a segunda certificação que o Serviço de Inspeção Municipal realizará em Juazeiro. A previsão é que a queijaria seja inaugurada até o final de junho. Estamos dando todo o suporte para que o empreendimento já inicie seus trabalhos de forma legalizada e de acordo com os padrões exigidos pela legislação municipal”, observou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Tiano Felix.

Na ocasião, os conselheiros também abordaram os detalhes sobre a primeira fiscalização realizada pelo SIM no entreposto de ovos, inaugurado em fevereiro na comunidade de Canoa, distrito de Massaroca. “É importante explicar que antes e depois de concedermos a certificação através do selo, realizamos uma série de fiscalizações no empreendimento. No caso do entreposto de ovos, a equipe do Serviço esteve na localidade observando se os produtos continuam dentro dos padrões exigidos pela legislação. A fiscalização é realizada periodicamente em todos os empreendimentos certificados pelo SIM”, explicou o vice-presidente do Conselho e representante da Vigilância Sanitária, Pierre Mascarenhas.

Ao final do encontro ficou definido que o CSIM voltará a se reunir no dia 30 de maio para novas discussões a respeito do Serviço de Inspeção Municipal. Estiveram presentes representantes da COOFAMA, IRPAA e Vigilância Sanitária.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro