Juazeiro/BA, 29 de setembro de 2020


Covid-19

Conselho discute censo agropecuário em Juazeiro e define alterações nas leis do SIM

ASCOM em 21/dez/2017

Lene Radina/ASCOM ADEAP

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) se reuniu ordinariamente na tarde desta quarta-feira (20), na Casa dos Conselhos em Juazeiro, para discutir a reformulação do Selo de Inspeção Municipal (SIM) e o censo agropecuário que está sendo realizado no município.

O coordenador do senso e chefe da agência do IBGE, Saulo Alves Almeida apresentou aos conselheiros presentes, informações detalhadas do trabalho realizado pelos recenseadores e da atividade econômica realizada pela agricultura e empreendimentos familiares rurais do município.

“O Censo consiste na coleta de dados executada de outubro de 2017 a fevereiro de 2018, adotando-se como referência o período de 1º de outubro de 2016 a 30 de setembro de 2017, ao qual deverão estar relacionados os dados sobre a propriedade, produção, área, pessoal ocupado, etc. Estarão referidas informações sobre estoques, efetivos de pecuária, da lavoura permanente e da silvicultura, entre outras localizações”, explicou Saulo.

O coordenador também destacou que o censo agropecuário é a mais completa investigação estatística e territorial sobre a produção agropecuária do país, mobilizando muitas pessoas desde a fase de seu planejamento até a divulgação dos resultados.

Após a apresentação do senso, o setor de pecuária da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP), iniciou a discussão sobre a reformulação do Selo de Inspeção Municipal (SIM). Foram propostas alterações das Leis 2.090/2010 e 2.523/2014 que constituem o Serviço de Inspeção Municipal e das Leis 2.091/2010 e 2.524/2014 da criação do Selo de Inspeção Municipal (SIM).

“Após muito estudo e análise vimos a necessidade de alterar alguns artigos dessas leis para adequar à nossa realidade, bem como às normas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Tivemos também o cuidado de reformular as competências dadas a cada órgão, sem chocar as responsabilidades dos mesmos”, explicou a estagiária em medicina veterinária da ADEAP, Bruna Barbosa.

O Conselho, presidido pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Tiano Felix, aprovou por unanimidade a proposta de alteração das leis do SIM, que posteriormente serão encaminhadas à Câmara de Vereadores para apreciação e aprovação. “Esse é um momento importante para o processo de implantação do SIM e para concretização desse grande serviço”, observou Tiano.

A reunião também contou com a presença de representantes do CETEP- SF, Banco do Nordeste, IRPAA, Sindicato dos Produtores Rurais, UAVS, Comitê de Pinhões e Projeto Sopão.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro