Juazeiro/BA, 23 de setembro de 2020


Covid-19

Conferência de Educação discute caminhos para políticas educacionais de Juazeiro

ASCOM em 22/mar/2018

Por Emanuelle Lustosa/SEDUC

A III Conferência Municipal de Educação de Juazeiro reuniu nesta quarta-feira (21), profissionais da educação, estudantes e a sociedade civil para discutir e propor caminhos para as políticas educacionais do município. O evento, realizado pela Secretaria de Educação e Juventude – SEDUC, o Conselho Municipal de Educação – CME e o Fórum Municipal de Educação aconteceu no espaço Multieventos da Univasf.

“A Conferência propôs inúmeras melhorias às políticas municipal, estadual e nacional de Educação, buscando a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica. Tivemos excelentes contribuições dos palestrantes que conduziram os eixos temáticos, contribuindo para as formulações das propostas. Quero agradecer a participação e contribuição de todos no evento”, destacou a presidente do Conselho Municipal de Educação – CME, Rosilda Carvalho.

A secretária da SEDUC, Lucinete Alves disse que a Conferência é importante espaço democrático que garante a participação social, o monitoramento e avaliação do cumprimento do Plano Municipal de Educação. “Cerca de 400 pessoas, entre professores, profissionais da área, estudantes e representantes da sociedade passaram o dia discutindo sobre oito temáticas a fim de melhorar a educação do nosso município, estado e país. Os delegados foram eleitos e agora vão representar Juazeiro e defender as propostas nas etapas Estadual e Federal”, ressaltou Lucinete.

Com o tema ‘A Consolidação do Sistema Nacional de Educação (SNE) e o Plano Nacional de Educação (PNE): monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito a educação de qualidade social, pública, gratuita e laica’, a Conferência abordou oito Eixos Temáticos, como: ‘O PNE na articulação do SNE: instituição, democratização, cooperação, federativa, regime de colaboração, avaliação e regulação da educação’, ‘Planos decenais, SNE e valorização dos profissionais da educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde’, ‘Planos decenais, SNE e financiamento da educação: gestão, transparência e controle social’, entre outros.

Após as apresentações dos encaminhamentos dos grupos de trabalho, o público presente votou as propostas e elegeu os delegados para a Conferência Estadual. A professora da Rede Municipal Ana Maria, disse que o evento é de grande importância para os profissionais ampliarem o conhecimento no que se refere à educação. “Este evento norteia todo o rumo que a educação vai tomar até 2025. Então, nós procuramos trazer inovações e propostas para serem levadas a nível estadual e nacional, a fim de melhorar a Educação no nosso país de uma forma geral”, finalizou a professora.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro