Juazeiro/BA, 28 de setembro de 2020


Covid-19

Concurso ‘Leve Arte para o Parque’ é encerrado com premiação

ASCOM em 02/fev/2020

Gardennia Garibalde/SEDUR

A Prefeitura de Juazeiro através da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR) encerrou, nesta sexta-feira (31), o Concurso de Arte Urbana – ‘Leve Arte para o Parque’, com a realização da cerimônia de premiação. O evento, que aconteceu no espaço externo do Restaurante Brev Haus, da Vila Bossa Nova, reuniu artistas e atraiu a atenção da população que estava curiosa em saber quais as duas artes visuais seriam premiadas, entre as oito artes que agora adornam os pilares da Orla 2, dando mais beleza ao Parque Fluvial.

No primeiro momento do evento, a comissão julgadora composta por 4 especialistas em artes apreciaram as obras e ouviu de cada artista a descrição da sua intervenção, para realizarem a avaliação. Em seguida a comissão organizadora do concurso anunciou os 2 primeiros colocados. Os vencedores foram: em primeiro lugar Tulyo Ricardo com a obra ‘Margens da Extinção’, que recebeu como prêmio um Notebook, e em segundo lugar Felipe Andrade (Alaido), com a obra ‘Samba de Veio’, premiado com um computador.

Muito emocionado e surpreso com a premiação o estudante de Artes, Tulyo Ricardo, disse que a arte apresentada no concurso foi o seu primeiro trabalho como artista urbano e considerou a iniciativa de grande importância para a disseminação da arte. “Essa mediação da arte urbana com o público, que faz uso do Parque Fluvial, é muito importante para a reflexão do tema que foi proposto no concurso, que é a preservação do meio ambiente, os aspectos culturais e regionais da cidade. Sou muito seguro no meu trabalho, estou muito feliz, mas por ser meu primeiro trabalho desse tipo estou surpreso com a premiação e o que posso dizer que essa foi uma experiência engrandecedora para mim enquanto profissional da arte”, declarou emocionado o primeiro colocado no concurso.

O segundo colocado, o artista Felipe Andrade, considerou a iniciativa da Prefeitura muito positiva. “A Prefeitura de Juazeiro está de parabéns por esta iniciativa que promove a arte urbana para a comunidade. É de suma importância o investimento do governo na arte, uma iniciativa que precisa ser disseminada em todo o país. Ter participado do concurso foi muito importante para valorizar o nosso trabalho, abrir portas para quem está querendo entrar no mercado da arte, que mais iniciativas como essa aconteçam”, ressaltou Felipe Andrade.

Para a artista e professora universitária, Flora Assumpção, a realização do concurso é uma oportunidade de divulgação e de crescimento da Arte na região. “É ótimo que em Juazeiro esse tipo de iniciativa já está acontecendo, da oportunidade para que os alunos, os professores da nossa Universidade e também toda a comunidade artística possam apresentar os seus trabalhos e assim a aprimorar sua técnica, bem como a importância da profissionalização do artista”, disse a jurada.

Já o arquiteto e urbanista Fernando Kursancew, que também integrou o corpo de jurados acredita que o concurso promoveu uma forma diferente de educação, ao abordar temas como preservação ambiental, cultura e arte. “A arte é uma forma de expressar sentimentos e a partir do momento que o concurso traz a proposta do artista apresentar um conjunto de elementos que represente a região em uma arte, o resultado como podemos ver aqui foi muito bom. Todos os artistas trabalharam muito bem e foi difícil julgar, pois vários trabalhos estiveram bem próximos tanto na representação estética como na qualidade da técnica”, observou Fernando.

Em sua fala durante o evento o secretário municipal de Obras e Desenvolvimento Urbano, Hemerson Guimarães, explicou, que o Concurso de Arte Urbana integra o conjunto de ações da Meta 1 da obra de construção do Parque Fluvial, que tem como objetivo desenvolver o envolvimento da comunidade com o equipamento para assim adquirir o sentimento de pertencimento e preservá-lo.

“Desde que a obra foi iniciada a Meta 1 vem realizando diversas atividades como palestras, oficinas, manifestações culturais, tudo voltado para a importância da preservação do meio ambiente e desse belo equipamento que ainda estamos construindo. Hoje concluímos mais uma atividade que além de promover a arte e cultura também está embelezando ainda mais o nosso Parque. É uma determinação da gestão do prefeito Paulo Bomfim que as obras sejam executadas sempre com o acompanhamento de atividades sociais e educativas para que assim possamos melhorar cada vez mais a vida do povo de Juazeiro”, destacou o secretário.

Participaram ainda do evento o secretário de Gestão de Pessoas e Finanças Vilmar Ferreira, e o diretor da Agência Municipal de Abastecimento (AMA) Agnaldo Meira.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro