Juazeiro/BA, 27 de setembro de 2020


Covid-19

Comunidades do Salitre recebem sistema do Programa Água Doce

ASCOM em 07/dez/2018

Antônio Pedro/André Calixto (estagiário) Ascom/SAAE

As comunidades de Manoel Patrício, Cruz e Pateiro no distrito do Junco, Salitre, receberam nessa sexta-feira (07) um sistema de abastecimento do Programa Água Doce (PAD) parceria do Governo do Estado através da Companhia de Engenharia Rural da Bahia (CERB) e Governo Municipal por meio do Serviço de Água e Saneamento Ambiental – SAAE/Juazeiro.  O Sistema foi mais uma ação do Programa Toda Sexta Tem Obra e vai beneficiar cerca de 20 famílias das três localidades e um rebanho de mais de 600 animais.

O diretor do SAAE Joaquim Neto, que representou o prefeito Paulo Bomfim, destacou a importância da obra, principalmente nos períodos de estiagem. “Não tenho dúvida que esta é uma obra estruturante e que torna as comunidades independentes no que diz respeito ao abastecimento de água, dando mais qualidade de vida através de água para o consumo humano,  a dessedentação animal, as pequenas plantações e ainda a criação de peixes. Um grande programa que vamos levar também a outras comunidades”, informou.

Para o engenheiro civil da CERB Ronaldo Rodrigues, o Programa Água Doce veio para minimizar o sofrimento de quem mora no semiárido. “Com este sistema estamos atingindo o nosso objetivo que é o de trazer água potável para quem sofre com a escassez. Uma parceria que fortalece estas regiões mais carentes com um sistema completo, fácil de operar e de grande importância para estas comunidades”, reforçou.

Já o vereador Aguinaldo Meira, enalteceu o trabalho do SAAE que, de acordo com ele, tem feito a diferença no interior do município. “Essa é uma grande vitória para o povo destas comunidades que passam a ter água tratada deixando a dependência do carro pipa. O prefeito Paulo Bomfim e o diretor do SAAE Joaquim Neto assumiram o compromisso de levar água a todo o interior e isso está sendo concretizado”, afirmou o vereador.

Morador da comunidade de Pateiro, Ismael Carlos disse conhecer bem o sofrimento de viver sem água. “Que bom que o governo, através do SAAE, está colocando este sistema em funcionamento. Para os que moram nestas comunidades este é um grande beneficio, pois só sabe o valor da água quem já viveu sem ela”, pontuou.

Natural da comunidade de Cruz II, a dona de casa Veraldina Eduarda, agradeceu a chegada da água, mas cobrou melhor assistência para o sistema. “Água boa, melhor do que a do carro pipa, mas é preciso que dêem maior atenção ao sistema e quando parar de funcionar a equipe venha logo consertar. Para nós que vivemos esperando um caminhão de água da operação pipa, uma água desta para beber é um grande beneficio que agradecemos e esperamos que continue funcionando”, cobrou a moradora.

O Programa Água Doce é composto de um poço que joga a água para três reservatórios destinada para o dessalinizador que faz todo o processo de tratamento deixando a água pronta para o consumo humano. Além disso, a água bruta restante serve para saciar a sede dos animais e para a plantação de forrageiras. O rejeito, ou seja, a água não tratada que sai do sistema é despejada em um tanque onde os moradores podem criar peixes melhorando a renda e a alimentação da comunidade.

 

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro