Juazeiro/BA, 26 de outubro de 2020


Covid-19

Comunidade do distrito de Maniçoba recebe capacitações do projeto ‘Fortalecendo o Semiárido’

ASCOM em 20/set/2018

Lene Radina/ ASCOM ADEAP

Moradores do distrito de Maniçoba participaram nos dias 17, 18 e 19 de setembro do projeto ‘Fortalecendo o Semiárido’, uma realização da Prefeitura de Juazeiro através da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP). A capacitação em boas práticas de manipulação e produção de alimentos do curso abrange desde o processo de segurança alimentar, transporte do alimento, embalagem, manuseio, armazenamento, e higienização.

“A capacitação do curso engloba todo o processo de beneficiamento da carne de bode, das frutas e hortaliças. Estamos ensinando como fazer o uso correto do material para garantir um produto final seguro e de qualidade para o consumidor. Teremos ainda outras nove capacitações dentro desse curso”, explicou a tecnóloga em alimentos da ADEAP, Ataildes Pinheiro.

Para Maria Francisca Dias de Souza moradora do povoado de Campus, Maniçoba, o curso é de grande importância para todos que trabalham ou desejam trabalhar com alimentos. “Aprendi a fazer muitos pratos gostosos com carne de bode, estou empolgada com o que vimos até aqui, são informações primordiais para quem trabalha com alimentos e para a comunidade de modo geral”, disse.

Segundo Lázaro Nascimento dos Santos da comunidade Lagoa do Bastião, essa é uma oportunidade para todos se especializarem. “Gostaria de agradecer aos envolvidos por nos dar a oportunidade de fazer parte desse projeto, com propostas de alimentação saudável, regras de etiqueta e outras dinâmicas. Esse não é um curso que ensina apenas a cozinhar, nós pudemos perceber o quanto somos capazes”, destacou.

O projeto ‘Fortalecendo o Semiárido’ faz parte de uma das etapas preparatórias para a atuação do processo de implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), que possibilitará aos empreendedores de Juazeiro a certificação dos seus produtos e serviços através do Selo de Inspeção Municipal.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Tiano Felix, o objetivo do projeto “é promover o desenvolvimento econômico dos produtores da agricultura familiar, bem como qualificar, valorizar e padronizar a cadeia produtiva de forma sistemática, sustentável, participativa e descentralizada. Estamos felizes com os resultados e acredito que os cursos serão de grande valia para desenvolvimento econômico das comunidades da zona rural”, afirmou.

 

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro