Juazeiro/BA, 19 de junho de 2019


Comunidade de Pinhões recebe serviços do SAAE em Ação dentro do Programa Cuidar da Gente

ASCOM em 24/maio/2019 -

Antônio Pedro – Ascom/SAAE

“Foi um dia de aula diferente onde vimos nossos alunos interagindo com a comunidade e aprendendo mais sobre educação ambiental”, resumiu a professora Mary Lúcia, Gestora da Escola Eleotério Soares Fonseca, que abrigou as equipes do SAAE em Ação na ultima quinta feira (23) na sede do Distrito de Pinhões, dentro do Programa Cuidar da Gente.

Durante todo o dia os moradores da localidade receberam serviços de remoção de entulhos, limpeza de fossas, negociação de débitos, desobstrução das redes coletoras de esgoto, recuperação dos Poços de Visitas (PVs), retirada de vazamentos e demais serviços oferecidos pelas equipes operacionais do SAAE. Na área social e ambiental as equipes realizaram palestras e oficinas ensinando os estudantes confeccionarem produtos a partir de material reciclável.

O SAAE em Ação promoveu também uma minigincana com os alunos, que resultou na coleta de quase uma tonelada de material reciclável. Os estudantes Ana Clara Ferreira, Willian Santos da Silva, Antonio Marcos Rodrigues, Matheus Silva dos Santos, Kelly Bianca da Silva e Herielton Gonçalves de Oliveira, foram os seis primeiros colocados na competição sobre coleta seletiva e receberam brindes das equipes do SAAE e da Cooperativa de Materiais Recicláveis de Juazeiro (COOPERFITZ).

O trabalho foi acompanhado de perto pelo Técnico em Cooperativas da Bahia, Clébio Jatobá e pela assistente social do Município de Lagoa Grande (PE) Norma Sueli Dias – que veio conhecer o projeto e levar a experiência para a sua cidade. “As equipes do SAAE estão de parabéns por esse belo trabalho de cuidados com o meio ambiente através destas atividades desenvolvidas. Gostamos de tudo que vimos e, certamente iremos levar essa proposta para os nossos gestores”, disse Norma Sueli Dias.

A dona de casa Joseane Silva Gonçalves aproveitou a presença das equipes do SAAE na comunidade e solicitou a limpeza da fossa na sua residência. “Estava mesmo precisando deste serviço.  Fiz o pedido e fui de pronto atendida. E o melhor, de graça”, festejou a moradora. João Moreira Félix regularizou a situação junto ao SAAE e ainda teve a retirada de um entulho próximo a sua casa. “Há muito estávamos precisando de uma ação dessas aqui em Pinhões. Foram diversos serviços para atender muita gente”, resumiu.

Catador de recicláveis há mais de 10 anos em Pinhões, todo mundo conhece o jovem Leandro de Oliveira Lima. Ele foi homenageado pelas equipes do SAAE e passou a integrar a Cooperativa de Catadores. O presidente da COOPERFITZ, Raimundo Francisco, explicou que o objetivo da integração do jovem a entidade é valorizar o seu trabalho e pagar um preço justo pelo material coletado.

“Fico muito feliz em vocês virem até minha casa conhecer o meu trabalho. Tem mais de 10 anos que pego material em toda a redondeza, limpo os muros das casas e falo sobre a importância de não jogar lixo nos lugares errados. Agora vou me esforçar mais para continuar contribuindo com a limpeza”, disse Leandro.

Estiveram acompanhando as ações os vereadores Fábio Silva (Fabinho de Pinhões) e Alex Tanuri presidente da Câmara Municipal.

 

Logo-Juazeiro-BA-simples

Copyrigth © 2017 Prefeitura Municipal de Juazeiro