Juazeiro/BA, 29 de novembro de 2020


Covid-19

Comunidade aprova minicurso com foco na geração de emprego realizado pela prefeitura de Juazeiro

ASCOM em 12/dez/2018

Por Gardennia Garibalde/SEDUR

“Esse curso veio em boa hora. Trabalho como faxineira e vou fazer as bijuterias para vender. Vai ser uma renda a mais. Quem é mãe de família sabe o quanto este tipo de aprendizado é importante”, enfatizou a moradora do bairro Alto da Aliança, Rosa de Jesus. Ela é uma das 28 participantes do minicurso com foco na geração de emprego, realizado pela Prefeitura de Juazeiro através da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR), e que oportunizou a capacitação na produção de biojóias artesanais (bijuteria feita com utilização de sementes) aos moradores dos bairros que compõem a região da Poligonal Urbana de Juazeiro.

O minicurso aconteceu na sede da Associação de Moradores do bairro Vila Tiradentes, nesta quarta-feira (12). A capacitação integra o cronograma de ações desenvolvido SEDUR para mobilização do Projeto Técnico Socioambiental das obras de Intervenção da Poligonal Urbana e tem como objetivo capacitar para gerar trabalho e renda às famílias.

“O prefeito Paulo Bomfim sempre olhou com muita sensibilidade para esta demanda e determina que sejam alcançadas as populações que mais precisam, passando o conhecimento e dando a chance de se tornarem um pequeno empreendedor. Esse é um importante passo para essa comunidade que está sendo beneficiada, que complementa e potencializa a melhoria da qualidade de suas vidas”, enfatizou o titular da SEDUR Hemerson Guimarães, que acompanhou a abertura do curso.

Com duração de 3h o minicurso abrangeu teoria com noções de manipulação adequada das ferramentas necessários e durante a aula as participantes trabalharam na confecção de peças básicas como: brinco, pulseira e colar. A instrutora Vagna Bezerra avaliou a capacitação como proveitosa. “Foi um curso onde todos que participaram mostraram muito interesse e criatividade. Pelo que foi produzido, em tão pouco tempo, só posso parabenizar cada aluna. Muitas pessoas aqui tiveram esse primeiro contato com a produção de biojóias e se saíram muito bem. São capazes de se transformar em pequenos empreendedores”, afirmou.

Para a dona de casa Irla Sabrina Barbosa, moradora do bairro Jardim São Paulo, o curso vai ser o ponto de partida para a garantia de uma nova renda. “Sempre gostei de artesanato e aqui aprimorei o que eu sabia e aprendi coisas novas. O curso é de pouca duração, mas é muito bom, abrange muita coisa e a gente aprende mesmo. Estou muito surpresa comigo e gostei bastante do que aprendi aqui. Quero aproveitar e parabenizar a gestão municipal por essa importante iniciativa”, disse.

A programação de cursos da SEDUR para os moradores da Poligonal Urbana já formou 15 turmas em cursos variados voltados para a geração de emprego e ainda vai oferecer aproximadamente mais 15 capacitações, beneficiando mais de 700 pessoas até o final do primeiro semestre de 2019. Os participantes ainda recebem no ato de certificação um kit com as ferramentas necessárias para iniciar as atividades dentro do curso que concluiu.

 

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro