Juazeiro/BA, 26 de setembro de 2020


Covid-19

‘Como lidar com dores crônicas na pandemia’ é tema de live realizada pela SESAU em Juazeiro

ASCOM em 10/jul/2020

Por Fabiana Diniz/SESAU

Foi realizada na manhã desta sexta-feira (10), através das redes sociais, mais uma live abordando questões referentes ao cenário de isolamento social vivido no país. A atividade promovida pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (SESAU), trouxe o tema ‘Como lidar com dores crônicas na pandemia?’.

live foi conduzida pela gerente de Educação Permanente da SESAU Clenilda Ananias e contou com a participação da médica Telma Matos, especialista em Medicina Energética. Segundo os organizadores da atividade, a escolha do tema se deu pelo fato de que mais de 37% da população brasileira é acometida por algum tipo de dor crônica. “Procuramos sempre trazer nessas atividades temas relevantes e profissionais que utilizem uma linguagem acessível para todos os públicos e que possa chegar cada vez a mais pessoas. Precisamos buscar informações confiáveis para minimizar esse problema, principalmente nesse período de pandemia, onde o isolamento social é realidade da grande maioria das pessoas. Não podemos nos descuidar para mantermos nossa qualidade de vida”, afirmou Clenilda Ananias.

A médica, especialista em Medicina Energética, Telma Matos, explicou durante a live que a dor crônica é aquela que persiste após 6 meses, seja por uma pancada ou uma inflamação, por exemplo. “A dor crônica permanece por anos e muitos não entendem os motivos, pois ela não apresenta causa aparente como machucados, roxeados ou edemas. Muitos acabam pensando ser algo psicológico e isso traz angústia”, afirmou.

Ela aprovou a iniciativa da gestão municipal em promover atividades educativas como esta. “É muito importante criar esses espaços e para mim é um prazer poder contribuir de alguma forma com a melhoria da saúde das pessoas. Procuro sempre usar uma linguagem sem tantos termos técnicos para que todos entendam o que se passa com o seu corpo. Isso é fundamental para que o paciente entenda a raiz de seu problema, a origem de sua dor”, completou a médica.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro