Juazeiro/BA, 20 de setembro de 2020


Covid-19

Comitê Gestor de Caprinovinocultura discute implantação de Unidade Produtiva de Forragem Irrigada em Juazeiro

ASCOM em 24/set/2019

Lene Radina/Ascom ADEAP

A equipe do setor de pecuária da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP), participou nesta terça-feira (24) no SETAF em Juazeiro, de reunião ordinária do Comitê Gestor de Caprinovinocultura – coletivo criado a partir do trabalho da Câmara de Inclusão Produtiva do CODETER TSSF, do grupo de forragens irrigadas.

O encontro definiu a comunidade onde será implantada uma Unidade Produtiva de Forragem Irrigada – ação do Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter), desenvolvida pelo Plano de Ação Territorial (PAT), que consiste no fortalecimento da cadeia produtiva da caprinovinocultura. Na ocasião ficou estabelecida como primeira opção para implantação da unidade, uma comunidade do distrito de Pinhões.

“Caso não se enquadre nos pré-requisitos exigidos, será avaliada outra comunidade pertencente ao distrito de Abóbora. A comunidade escolhida não poderá ter sombreamento (já assistida por outros programas de assistência técnica), além de ter que possuir um ponto de água confiável, permanente” destacou o diretor de pecuária da ADEAP, José Wilson Chaves (Chaveco).

A ação que visa implantar uma unidade produtiva em todos os municípios pertencentes ao Território Sertão do São Francisco, é uma realização do Banco do Nordeste e do SENAR, e conta com a parceria da Prefeitura de Juazeiro e de outras instituições. “É importante frisar, que as ações têm como alvo a caprinovinocultura de corte. Além de tratar do manejo alimentar, a ação também visa a capacitação dos produtores. A unidade demonstrativa que será implantada na comunidade escolhida, terá como base, o suporte forrageiro para os rebanhos”, explicou agente de desenvolvimento do Banco do Nordeste, Jorge Murilo.

Vale destacar, que as espécies a serem cultivadas foram escolhidas levando como critério, o uso de pouca água para o seu desenvolvimento a exemplo da palma, leucena, maniçoba, sorgo, dentre outras. Ao final da reunião o grupo acordou que posteriormente será feita uma visita na comunidade para avaliação in loco.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro