Juazeiro/BA, 19 de setembro de 2020


Covid-19

Comerciantes cumprem fechamento de estabelecimentos em Juazeiro

ASCOM em 24/mar/2020

Débora Sousa/SESAU

Não houve movimentação no setor comercial nesta terça-feira (24) em Juazeiro. A medida é reflexo do cumprimento ao decreto 266/2020 assinado pelo prefeito Paulo Bomfim e publicado no Diário Oficial de Juazeiro desta segunda-feira (23) que determina o fechamento no período de sete dias dos espaços em virtude das novas medidas preventivas adotadas pela Prefeitura de Juazeiro para enfrentamento da emergência de saúde pública.

Os estabelecimentos que podem ficar abertos na cidade são farmácias, supermercados, padarias, açougues, casas de rações, lojas de defensivos e insumos agrícolas. Esses estabelecimentos devem ainda disponibilizar álcool 70% para higienização dos clientes. Os demais pontos comerciais na cidade estarão fechados.

Empresário há 22 anos na cidade, Jorge Oliveira Cruz apoia as medidas adotadas de prevenção e cuidados com a saúde através do isolamento domiciliar. “As medidas são importantes. Entendemos que essa pandemia, o único meio que temos como combater e diminuí-la é com o isolamento. Muita gente entende que o comércio não pode parar e a economia tem que continuar, mas este é um caso muito grave. Temos que nos precaver, evitar aglomerações. O isolamento é importantíssimo”, descreveu.

O ambulante Gladiston da Cruz Santos trabalha há 7 anos nas ruas de Juazeiro e relata que as vendas mesmo antes da comprovação dos casos de coronavírus na cidade já haviam diminuído, mesmo assim diz que as medidas foram acertadas. “Eu estou desde sexta-feira (20) sem ir para as ruas vender. Acho que essa medida é certa, trabalho em contato direto com as pessoas e não há como saber quem está ou não doente. Acho positivo e inteligente as medidas adotadas pela gestão pensando em cuidar das pessoas neste momento de pandemia ocasionado pelo novo coronavírus”, concluiu.

Michel Voltaire de Souza é comerciante há 20 anos e relata sobre as medidas adotadas. “Apesar de afetar diretamente a economia em nossa cidade, acredito que esta é forma mais coerente de atravessarmos essa crise na saúde pública. Quanto menos pessoas estiverem circulando nas ruas, menores serão as chances de transmissão. Dessa forma podemos contribuir na preservação de muitas vidas, além de passar mais rápido por esta situação”, completou.

Juazeiro conta nesta terça-feira com 15 notificações para o coronavírus e, destes, dois casos já foram confirmados, sete continuam em investigação pelo Laboratório Central (LACEN) em Salvador, seis casos já foram descartados e nenhum óbito foi registrado. “É um momento importante e a população está entendendo a necessidade de se manter em casa, evitar aglomerações e acima de tudo reforçar os hábitos de higiene pessoal. Em casa, lavar as mãos com água e sabão, usar álcool gel, são essenciais para evitarmos a propagação do coronavírus e do H1N1”, explicou a Secretária de Saúde, Fabíola Ribeiro.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro