Juazeiro/BA, 26 de novembro de 2020


Covid-19

Comemoração da Independência da Bahia reuniu centenas de pessoas em Juazeiro

ASCOM em 03/jul/2017

Por Emanuelle Lustosa/SEDUC

Neste domingo, 02 de Julho, em comemoração aos 194 anos de Independência da Bahia centenas de moradores, alunos e autoridades se reuniram no Largo 2 de Julho, mais conhecido como Praça do Índio, em Juazeiro.

Com o objetivo de celebrar a Independência da Bahia, um movimento que se iniciou em 19 de fevereiro de 1822 e teve o seu desfecho em 2 de julho de 1823, com a expulsão das tropas portuguesas do Brasil, o Colégio da Polícia Militar Alfredo Vianna (CPM), pelo terceiro ano consecutivo realizou o evento, em parceria com a Prefeitura, reunindo bandas e fanfarras dos colégios, além de prestar homenagens a algumas pessoas que contribuem para a educação e desenvolvimento do município.

Após a execução do Hino a 2 de Julho, o Diretor do CPM, o Coronel Pedro Luiz Brandão Júnior, evidenciou o papel social que a Polícia Militar vem desenvolvendo. “Este projeto está sendo destacado pelo comandante Anselmo Bispo, cujo objetivo é se irmanar com a sociedade, procurando se envolver com o que é de positivo e enaltecedor para estarmos junto à população resgatando e participando de eventos.”, disse o diretor do colégio.

Representando o prefeito Paulo Bomfim, a secretária de Educação e Juventude (SEDUC), Lucinete Alves contou um pouco deste momento histórico, e destacou a participação de duas mulheres nessa luta. “Maria Quitéria e Joana Angélica, mostraram a importância da mulher na construção da Bahia e do país, desde aquela época. Quero agradecer ao CPM e a PM pela homenagem que recebi e parabenizar pela idealização deste evento”, ressaltou a secretária.

A historiadora Maria Isabel Figueiredo (Bebela), falou sobre a inauguração da Praça do Índio, no ano de 1972, pelo então prefeito Américo Tanuri. “Depois de tanto tempo, vejo hoje nascer em Juazeiro este grande trabalho de sentimento cívico que a cada dia está sendo esquecido”, disse Bebela.

Autoridades e professores do Estado foram homenageados e receberam uma placa ao 2 de Julho. O público assistiu ao desfile do CPM Alfredo Vianna  e das fanfarras dos colégios CODEFAS, Augostinho Muniz, Rui Barbosa, Lomanto Junior, Antonilo da França Cardoso e Artur Oliveira da Silva.

A antiga moradora do Largo 2 de Julho, Miralva Aguiar se reuniu com a família e outros moradores e se fantasiaram dos índios tamuquis. “Nascemos aqui e acompanhamos a história do Largo. É uma honra e muita emoção comemorar essa data tão importante, representando os índios e povo que lutou por essa vitória”, destacou a moradora.

Também participaram da solenidade o Major, Wellington Bomfim Bastos, o diretor Pedagógico do CPM, o professor Jailson Rego, a professora Marinez Silva, gerente do Núcleo Territorial de Educação 10, a equipe da SEDUC, professores e alunos.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro