Juazeiro/BA, 26 de novembro de 2020


Covid-19

Começa distribuição de repelentes para grávidas beneficiárias do Bolsa Família em Juazeiro

ASCOM em 28/mar/2017

Andréa Meireles/ PMJ

Nesta segunda-feira (27) foi realizado um ato solene no Hospital Materno Infantil, marcando o início da entrega de repelentes para as gestantes beneficiárias do Bolsa Família de Juazeiro. Participaram do evento mulheres que se enquadram neste perfil, bem como lideranças políticas. A ação foi desenvolvida pela Secretaria de Saúde (Sesau) do município, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedis).

De acordo com o secretário de Saúde, Plínio Amorim, até o fim da semana, todas as Unidades de Saúde estarão abastecidas. “A distribuição para as gestantes beneficiárias do Bolsa Família seguirá a programação das Unidades de Saúde, visto que será necessário um trabalho educativo acerca do uso do produto e dos cuidados para combater o Aedes Aegypti. Nos próximos meses, as mulheres poderão pegar o repelente durante a consulta de pré-natal”, esclarece.

O objetivo do evento foi formalizar o início da entrega dos repelentes e, na ocasião, foi realizado um trabalho educativo acerca do uso do produto. Cada gestante tem direito a dois frascos mensais, além da distribuição de um folder explicativo. A diretora médica do Hospital Materno Infantil, Fabíola Ribeiro, realizou as devidas orientações.

“Este repelente que está sendo distribuído é à base de DEET, seguro segundo o Ministério da Saúde e, por isso, liberado para utilização das gestantes. Deve-se ter cuidado com o excesso de uso. O recomendado é que seja aplicado, no máximo, três vezes dia, tendo sempre cuidado com olhos e mucosas. Lembrando que este repelente não poder ser utilizado em crianças”, explica a diretora.

Durante a ação, também foi realizado o sorteio de dois enxovais de bebê, além de uma distribuição de brindes para as demais usuárias. A beneficiária Josilene Santos (24) está no sexto mês de gravidez. Ela foi uma das vencedoras do sorteio. “Fiquei muito feliz em ganhar o enxoval, não tinha nada ainda”, disse Josilene. Ela conta que está sempre atenta aos focos do mosquito dentro de casa. “Além do repelente, fico de olho para não deixar água parada”, relata.

A secretária da Sedis, Aparecida Gama, ressalta a importância de ações conjuntas entre as Secretarias. “As ações de governo são necessárias e é nosso papel trabalhar pensando sempre na saúde da população. O evento de hoje foi fantástico pois, juntamente com o secretário Plínio, buscamos dar esclarecimento para a população, alem de proporcionar a condição de se proteger contra uma doença”, pontua.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro