Juazeiro/BA, 28 de setembro de 2020


Covid-19

Com novas unidades de saúde, frota do SAMU renovada e demais investimentos nas áreas da Saúde, SESAU faz avaliação do ano 2018

ASCOM em 20/dez/2018

Débora Souza/Sesau

 

Cumprindo o programa de governo a gestão do prefeito Paulo Bomfim vem fortalecendo a rede de saúde municipal, investindo em equipamentos, na qualificação profissional, construções e reformas das Unidades Básicas de Saúde, entrega de novas ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Hospital Materno Infantil, ao longo deste ano.

O município foi contemplado com a construção de duas Unidades Básicas de Saúde, uma no Distrito de Itamotinga e outra na comunidade de Conchas. A Unidade de Carnaíba do Sertão foi beneficiada com uma reforma e ampliação para melhorar e garantir mais conforto e qualidade no atendimento aos moradores locais. Outro espaço que também foi contemplado com reforma e ampliação foi o Centro Regional de Prevenção, Reabilitação e Inclusão Social (CERPRIS).

Para proporcionar bem estar e acessibilidade para a população, a nova sede da secretaria da saúde  mudou para um novo prédio localizado na Avenida Adolfo Viana, no prédio  do antigo SAC. A nova sede contempla espaço amplo e mais confortável, além  de assegurar  a acessibilidade para todos. Outro espaço municipal que foi contemplado com reforma foi o Canil-Gatil que  passou pela primeira reforma desde sua implantação e agora conta com um espaço mais moderno e seguro.

Pela primeira vez o município de Juazeiro recebeu residentes na área de medicina – duas médicas estão atuando nas Unidades Básicas de Saúde. Na parte tecnológica  o município  implantou  o Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica – Hórus, no qual a partir deste mês os pacientes precisam apresentar o cartão SUS para pegar medicamentos nas quatro unidades das farmácias da família, da zona urbana de juazeiro.

Na área da saúde da mulher a  SESAU implantou no Hospital Materno Infantil, o ambulatório do DIU. Mais de 170 mulheres já colocaram o DIU e fazem o acompanhamento gratuito na própria  unidade hospitalar.  Para ter acesso  a esse método  a mulher precisa  informar  em sua Unidade Básica de  Saúde  e de lá  os profissionais  encaminham  até  o HMIJ. As gestantes também  foram beneficiadas com o projeto ‘Mãe Sertaneja’, em que toda quinta-feira pela manhã elas visitam a maternidade e conhecem o espaço onde terão seus filhos. No primeiro semestre deste ano ainda foi realizada a Caravana da Saúde da Mulher  com consultas e exames ginecológicos nas unidades de saúde.

Em parceria com parlamentares a exemplo do deputado federal Roberto Brito, os deputados estaduais Roberto Carlos e Zó, o município de Juazeiro  recebeu cinco novas ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), uma ambulância para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município e uma ambulância para o Hospital Materno Infantil (HMIJ) que melhorou os serviços oferecidos pelas instituições. O HMIJ também recebeu a instalação da rede de oxigênio e 30 novos berços também foram adquiridos para substituição dos antigos. A Secretaria da Saúde recebeu e fará a entrega ainda este mês de mais duas novas ambulâncias sociais que serão direcionadas a atendimentos dos distritos do município.

“Estive por várias vezes este ano em Brasília e em Salvador buscando parcerias com os deputados federais, estaduais e com o nosso Governador. Fomos contemplados com ambulâncias e com equipamentos para o nosso Hospital Materno-Infantil. Estamos trabalhando para entregar mais postos de saúde, mais reformas e mais ampliações. Continuamos incentivando e investindo na qualificação profissional porque entendemos que um profissional qualificado atende melhor a nossa população e é esse nosso objetivo: trabalhar em função da nossa população”, enfatiza o prefeito Paulo Bomfim.

Com relação aos atendimentos, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA)  realizou 43.632 atendimentos, o Hospital Materno Infantil na ala de consultas e internações na parte do Hospital da Criança contabilizou 36.054 atendimentos, na ala da  Maternidade totalizou 17.211 atendimentos, destes 5.069 foram de partos. O SAMU também contabilizou 12.884 atendimentos somente este ano. A SESAU ressalta que todos os serviços municipais são referências para outras cidades pertencentes à região Norte e também para algumas cidades do Estado de Pernambuco.

A gestão de Paulo Bomfim tem investido cada vez mais na melhoria da qualidade do trabalho do servidor municipal e este ano, foram realizadas inúmeras capacitações para dentistas, médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e dos Agentes Comunitários de Saúde. Estes foram contemplados com a entrega de 431 tablets que substituíram as fichas que antes eram de papel por um sistema implantado nos equipamentos tecnológicos que permite acesso e informações em tempo real.

A gestão do Paulo Bomfim, tendo a saúde como prioridade, fortaleceu o programa Caravana da Saúde e semanalmente vem ampliando os atendimentos prestados aos moradores de Juazeiro. Com isso, as demandas mais procuradas como cardiologia e endocrinologia já foram zeradas em inúmeros bairros e distritos da cidade. De acordo com a Secretária da Saúde, Fabíola Ribeiro “todos estes investimentos mostram que temos um gestor comprometido com a saúde de nossos munícipes. Entendemos que precisamos melhorar em muitos pontos, mas estamos avançando cada dia mais na qualidade dos serviços prestados à população”, explicou.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro