Início Com apoio da Prefeitura de Juazeiro, cerca de 70 famílias são beneficiadas por horta orgânica no João Paulo II

Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária - ADEAP

08/03/2021 19h21 Atualizado há 3 anos atrás

Com o apoio da Prefeitura de Juazeiro, por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP), a Horta Comunitária do bairro João Paulo II beneficia 70 famílias. A Associação, que atua há 33 anos com o manejo de hortaliças orgânicas, conta com o trabalho de 114 horticultores, e desses, 74 são mulheres. Todas elas são da própria comunidade e contribuem para o desenvolvimento da agricultura familiar.

As hortaliças que lá são plantadas, vão diretamente para a Feira de Orgânicos de Juazeiro, todas às quintas-feiras e também para o mercado de orgânicos na Areia Branca, em Petrolina.

A presidente da associação, Ana Cristina Novaes, conta que é gratificante fazer parte de um trabalho que gera sustento para tantas famílias. Há 3 anos, de domingo a domingo, ela e o esposo Davi zelam pelo bom funcionamento da horta.

Para dona Lugência de Araújo, agricultora há 15 anos, o trabalho é tão bom que nem dá vontade de ir para casa. “Aqui é tão bom, mais mulheres do que homens, bom demais. Aqui a gente conversa, se diverte, trabalha, ajuda no sustento da família, só alegria. Todo mundo unido, feliz. Amém”, comemora.

Dia Internacional da Mulher

Todos os anos elas celebram o 8 de Março com uma grande festa. Este ano, devido à pandemia, não haverá aglomeração. “Pretendemos arrecadar brindes, lanches e valores em espécie, para presenteá-las. A entrega das arrecadações será no dia 15 de março, com um lanche e entrega desses brindes, só pra não passar batido. Convidamos você a apoiar essa causa”, explica Ana Cristina.

Em homenagem às colegas de trabalho, Pedrina dos Santos Silva aproveitou para deixar uma mensagem. “Continuem na luta, não desistam. Somos mulheres guerreiras e estamos aqui para vencer os obstáculos que vierem, não pode abaixar a cabeça. A vida segue em frente, apesar de toda dificuldade, mas nós estamos na luta. Mulheres fortes e corajosas que somos”, disse.

—-

Texto Milena Pacheco – Ascom/ADEAP/PMJ