Juazeiro/BA, 20 de setembro de 2020


Covid-19

Com apoio da Policia Militar, SAAE desativa ligação clandestina que abastecia chácaras na região de Maniçoba

ASCOM em 30/jul/2020

Antonio Pedro – Ascom/SAAE  

As equipes da Divisão de Interior do Serviço de Água e Saneamento Ambiental – SAAE/Juazeiro identificaram nessa quinta-feira (30) o ponto exato de uma ligação irregular que estava abastecendo, com água tratada, sete chácaras no loteamento Umburanas, no distrito de Maniçoba. Acompanhados por uma guarnição da 74ª Companhia de Policia Militar, lotada em Maniçoba, servidores do SAAE fizeram o corte da ligação e retiraram parte da tubulação.

Os proprietários das terras, que não foram localizados, furaram a rede de 100 milímetros que distribui água para a comunidade de Boqueirão e adjacências e colocaram 1.300 metros de mangueira com ¾ de diâmetro para levar água até as propriedades.

“Só descobrimos o local porque ficou vazando e a água minando o solo. Quando abrimos para retirar o vazamento constatamos a ligação que atravessava a pista por dento de um bueiro e seguia pela caatinga até o loteamento. Solicitamos o apoio da PM para que fosse feito o devido registro e maior segurança dos nossos colegas”, disse Marcelo Souza Mota, supervisor de área do SAAE. 

A ligação clandestina de água, popularmente chamada de “gato”, longe de trazer benefícios ao usuário infrator, traz sim, prejuízos e aborrecimentos. Além de determinar imediatamente a suspensão do fornecimento e a aplicação de multa, gera também o registro em boletim de ocorrência policial e a abertura de processo crime por furto de água. 

A água é considerada um patrimônio público e eventual artifício usado para alterar o consumo nos hidrômetros poderá ser considerado furto qualificado pelo emprego de fraude (art. 155, § 4º, II, do Código Penal Brasileiro). O SAAE vai continuar intensificando o trabalho de combate a essa prática e conscientizando as pessoas para os prejuízos provocados pelas ligações clandestinas.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro