Juazeiro/BA, 22 de outubro de 2020


Covid-19

Cobertura oftalmológica é ampliada pela Secretaria de Saúde de Juazeiro

ASCOM em 10/jul/2017

Andréa Meireles / PMJ

Na manhã desta segunda-feira (10), a unidade móvel da Fundação Banco de Olhos retomou seu serviço em Juazeiro. Ela esteve estacionada em frente ao Posto de Saúde do Angari, atendendo moradores dos bairros: Angari, Malhada da Areia e Piranga. Na ocasião, foram realizadas consultas, medidas de pressão ocular e avaliação de fundo de olho. No total, 50 usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) foram beneficiados.

A secretária de saúde, Fabíola Ribeiro, destaca que o município já conta com uma excelente cobertura oftalmológica. “A Fundação Banco de Olhos veio para somar, ofertando 100 vagas semanais. Também contamos com uma clínica credenciada que realiza 50 atendimentos semanais para os usuários da rede. Além disso, a cada três meses realizamos um mutirão de acompanhamento aos pacientes com glaucoma, onde também são distribuídos colírios”, salienta.

De acordo com o oftalmologista, Júlio Lóssio, já existe um diálogo com a gestão municipal para que os serviços que a Fundação presta sejam ampliados. “O prefeito está muito interessado em ampliar os serviços na área de oftalmologia e eu espero que a gente possa atender a população da melhor forma possível, sobretudo, porque a maior causa da cegueira ainda é a falta de óculos e isso pode ser corrigido”, ressalta.

A dona de casa Mislene dos Santos (29), moradora do bairro Malhada da Areia, realizou sua primeira consulta oftalmológica em 17 anos. “Há muitos anos não sentia necessidade de fazer exame de vista, mas comecei a sentir dores de cabeça, fui encaminhada e agora vou precisar usar óculos. O atendimento foi muito bom, todos foram bem educados, dilatei a pupila, medi a pressão do olho e fiz o exame”, conta.

Na próxima quarta-feira (12), a unidade móvel volta para a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Angari, desta vez atendendo os pacientes pré-agendados dos bairros: Alto da Aliança, Dom José Rodrigues, Itaberaba, Juremal e Massaroca.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro