Juazeiro/BA, 29 de setembro de 2020


Covid-19

CMPATT realiza blitz educativa com foco em prevenção de acidentes em Juazeiro

ASCOM em 15/mar/2018

Débora Sousa/ SESAU

Nesta quinta-feira, 15, o Comitê Municipal de Prevenção de Acidentes de Trânsito Terrestre/ CMPATT, realizou sua primeira ação em Juazeiro com uma blitz educativa na área central da cidade. Profissionais da Secretaria de Saúde (SESAU), Companhia de Segurança Trânsito e Transportes (CSTT), Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade, (SEDES), Polícia Militar da Bahia e Polícia Rodoviária Estadual, orientaram os condutores que trafegavam naquela localidade.

A blitz foi coordenada pela SESAU através da Superintendência de Vigilância em Saúde e contou com ações de combate aos acidentes de trânsito, atendendo uma recomendação do Ministério Público Federal. Para Tatiane Malta, o CMPATT tem como meta mudar o comportamento dos motoristas, ciclistas e pedestres e, assim reduzir as mortes e sequelas causadas por acidentes de trânsito.

“O comitê está focado em três eixos – educação, mobilização e fiscalização, tendo como objetivo sensibilizar grupos de maior vulnerabilidade como motociclistas, jovens condutores, assim como os atores do trânsito em geral. São ações voltadas para o incentivo da sensibilização dos profissionais na área de trânsito, realização de oficinas com o público alvo, entre outros. Essa foi à primeira ação, teremos outras durante o mês de março e no decorrer do ano”, explicou Tatiane.

Na ocasião a equipe de fiscalização de trânsito orientou os motoristas quanto ao uso do cinto de segurança, a não utilização do celular. Já os motociclistas foram alertados sobre a necessidade do uso de calçado fechado, capacete com a viseira baixa e os documentos do veículo e pessoal (habilitação), além de orientações para os pedestres sobre a importância de atravessar somente na faixa.

Para o condutor Felipe César a ação é bem avaliada. “Boa iniciativa, presenciamos diariamente inúmeros acidentes e estamos vendo que as autoridades competentes estão fazendo sua parte, em orientar. Agora todos precisam seguir e respeitar as leis de trânsito” pontuou. A pedestre Maria Clara Costa falou do desrespeito na hora de atravessar a faixa. “A lei é para todos, mas infelizmente quando não vem carro, atravessamos com o sinal vermelho, fora da faixa, nos arriscando. Hoje fui orientada a sempre atravessar na faixa e respeitar o semáforo”, disse.

O Diretor Presidente da CSTT, Damião Medrado avaliou como positiva a união dos órgãos para combater os acidentes de trânsito. “A CSTT possui um histórico de trabalhos educativos, mas a união das instituições fortalecerá as ações. Agora conseguiremos alcançar melhores resultados na redução de acidentes de trânsito, a mudança já começou”, disse. A blitz também contou com apresentações lúdicas pelo Núcleo de Educação e Promoção à Saúde (NEPS) e a presença do Palhaço Pouquinho.

Vale destacar que as ações educativas serão realizadas em outras localidades da sede e do interior. A CMPATT teve a parceria dos Núcleos Regionais de Saúde e Educação, da Policia Civil, da UNIVASF, do 9º Grupamento de Bombeiros Militares, Auto Escolas, DETRAN, Sindicatos dos Mototaxistas e Motociclistas e Conselho Municipal de Saúde.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro