Juazeiro/BA, 30 de novembro de 2020


Covid-19

Cerest realiza palestra sobre prevenção e combate a Lesões por Esforço Repetitivo (LER) em Juazeiro

ASCOM em 19/fev/2020

Mayane Santos – Estagiária/ sob supervisão de Débora Sousa/ SESAU

O Centro de Referência Especializado em Saúde do Trabalho de Juazeiro-BA (Cerest), em parceria com a Gerência de Educação Permanente e a Academia da Saúde, realizou nesta última terça-feira (18), na Orla II da cidade, a palestra ‘Alongar é preciso: ações sobre prevenção a Lesões por Esforço Repetitivo – LER’. A atividade contou com roda de conversa sobre o assunto e esclarecimento de dúvidas acerca da doença e foi finalizada com prática coletiva de alongamento.

Durante o evento, aconteceu uma roda de conversa sobre Lesões por Esforço Repetitivo (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT), doenças profissionais que acometem trabalhadores de diversos setores em todo o mundo, sendo o mês de fevereiro alusivo à prevenção e combate ao problema. De acordo com a terapeuta ocupacional, Ana Paula Barbosa, que ministrou a roda de conversa, ações como esta são importantes para orientar e acompanhar a saúde do trabalhador. “Hoje viemos em parceira com o NASF e a Gerência de Educação Permanente para desenvolver uma ação de prevenção a LER/DORT. Esses esforços repetitivos causam lesões que podem desenvolver doenças mais graves, nosso objetivo hoje, foi propor uma roda de conversa para falar um pouco sobre o que são estas lesões, sobre o papel do CEREST e também para fazermos atividades de alongamento que são extremamente importantes”, conta.

A dona de casa e artesã, Raquel Pereira, comenta a importância da prática diária de alongamentos para a saúde. “Essa atividade é extremamente importante. Quando estamos ficando velhos vamos adquirindo muitas doenças, mas a partir da prática de atividade física nos sentimos melhor. A partir de hoje vejo o quanto devemos alongar nosso corpo antes de começar qualquer atividade, seja no trabalho ou dentro de casa”. Ela ressalta, ainda, que fazer exercícios regularmente é essencial para prevenção de outras doenças e que isso a ajuda a ter mais disposição para o trabalho com o artesanato. “Minha atividade requer muito esforço com ações muitas vezes repetitivas. Sinto muitas dores nos dedos e também nos braços, mas agora aprendi o que devo fazer antes de iniciar o trabalho”.

O Cerest oferece, no município, assistência a trabalhadores também na área da saúde. A Secretaria da Saúde promove inúmeras atividades voltadas ao profissional e também à comunidade “Na Academia da Saúde proporcionamos essas ações voltadas ao público que já realiza atividade física e também precisa de informações. Estamos pontuando a questão das lesões ocasionadas por esforços repetitivos, integrando a educação que deve ser contínua, dentro de casa, no ambiente de trabalho e assim buscar a prevenção. Levamos conhecimento para mudança de comportamento das pessoas e melhor qualidade de vida” explicou a gerente de Educação Permanente da SESAU, Clenilda Ananias.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro