NotíciasSAÚDE

Cerest de Juazeiro: trabalhadores com doenças ocupacionais ou acidentes recebem atendimento multiprofissional

Lucicler Araújo é agente de endemias do município de Juazeiro. Durante 3 anos exerceu a função até sofrer um acidente durante as atividades. “Eu estava trabalhando, fui atropelada e fiquei com um problema na coluna cervical. Como o agente de endemias carrega bolsa com peso eu não pude mais ficar na função”, conta Lucicler.

 Nessa fase de tratamento de saúde do pós-acidente, Lucicler recebeu um atendimento muito importante para sua atividade laboral. Ela foi acompanhada pela equipe do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Juazeiro.“Eu sou acompanhada pelo neurologista, precisei de laudos, passei pela junta médica do Instituto de Previdência de Juazeiro e tive que ser readaptada, porque pra função eu não poderia mais voltar”, conclui Lucicler.

 O Cerest  é um local de atendimento especializado em Saúde do Trabalhador. Um órgão público municipal constituído no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), que possui  atribuição para fiscalizar e elaborar relatório de inspeção das condições relativas ao meio ambiente e segurança do trabalho.

Em Juazeiro, 16 trabalhadores já estão sendo acompanhados pelo Cerest desde janeiro.  O processo é de investigação para encaminhar para a rede de Atenção à Saúde, com inspeções em ambientes de trabalho a partir de denúncias dos trabalhadores de condições de atividade laboral. 

A Saúde do Trabalhador é o conjunto de atividades que se destina, através das ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária, à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, assim como visa à recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho.

Quando procurar o Cerest

O trabalhador que for acometido por doenças ou agravos relacionados ao trabalho deve procurar o Cerest, que realiza promoção, proteção e recuperação da saúde dos trabalhadores, além de investigar as condições do ambiente de trabalho utilizando dados epidemiológicos em conjunto com a Vigilância Sanitária. O atendimento é para auxílio-doença para qualquer trabalhador da iniciativa privada e pública, e trabalhador  autônomo.

Serviço

Cerest – Centro de Referência em Saúde do Trabalhador

Endereço: Rua Patativa do Assaré, número 279, bairro Maringá.

Telefone: (74) 36111- 5376.   

Horário de atendimento ao público: 8 às 12h 

Texto: Maria Lima – Ascom/Sesau/PMJ

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Favor desabilitar para acessar a publicidade institucional do site.