Juazeiro/BA, 29 de setembro de 2020


Covid-19

Catadores de material reciclável superam meta no Carnaval de Juazeiro 2020

ASCOM em 12/fev/2020

Antonio Pedro/ Jayanne Rodrigues (estagiária) Ascom (SAAE)

Carnaval significa renda extra para muitos trabalhadores. As milhares de latinhas de alumínio que ficam espalhadas pelo chão servem para fortalecer o faturamento mensal dos catadores de material reciclável. Para aumentar a renda familiar destes trabalhadores, o Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE), a Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES), a Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB) e o Governo do Estado da Bahia, realizaram pelo terceiro ano consecutivo o projeto ‘Recicla Juazeiro’.

A iniciativa oferece Equipamento de Proteção Individual (EPI), apoio logístico para transporte de material recolhido e acolhimento para filhos menores de idade dos catadores. Participaram do projeto cerca de 79 trabalhadores, destes, dez fazem parte da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Juazeiro (COOPERFITZ). Durante os três dias de folia, os trabalhadores arrecadaram mais de 3 toneladas de latinhas de alumínio, um aumento de 30% se comparado ao carnaval do ano passado.

De acordo com o presidente da COOPERFITZ, Raimundo Francisco, o trabalho este ano foi muito produtivo para os catadores. “Esse projeto veio fortalecer ainda mais a nossa atividade dando apoio e reconhecimento ao nosso trabalho. Em nome da cooperativa quero agradecer a todos os apoiadores e dizer que o trabalho vai continuar”, disse.

Para dar uma ajuda aos catadores, o projeto montou dois pontos móveis de coleta e uma mesa de triagem no Carnaval de Juazeiro, localizados na Orla II e na Praça da Catedral. Em cada um deles, os foliões podiam descartar as latinhas o que facilitou o alcance da meta estabelecida pelo projeto.  O dinheiro da venda do material será rateado entre os trabalhadores que tiveram ainda uma diária de R$ 60,00  por atingirem a meta de 20 quilos de latas recolhidas a cada noite da festa.

Dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revelam que os catadores faturam mensalmente, pouco mais de um salário mínimo. O projeto  Recicla Juazeiro é uma oportunidade para o aumento da renda destes trabalhadores.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro