Juazeiro/BA, 27 de setembro de 2020


Covid-19

Caravana da Saúde registra mais de 200 atendimentos na UBS do Bairro Piranga em Juazeiro

ASCOM em 15/mar/2018

Débora Sousa/ SESAU

Em sua 110º edição, a Caravana da Saúde foi nessa quarta-feira, 14, ao Bairro Piranga, levando atendimentos clínicos e especializados voltados à redução das demandas reprimidas na Unidade Básica de Saúde do local. A UBS também recebeu a segunda edição da Caravana da Saúde da Mulher, que durante todo o mês de março irá proporcionar para ao público feminino consultas, exames ginecológicos e obstétricos. Ao longo do dia foram registrados 211 atendimentos.

Pela manhã, os serviços foram voltados aos diferentes públicos que necessitavam de atendimento nas áreas de ortopedia, endocrinologia, cardiologia, odontologia, atendimento clínico, exames laboratoriais e eletrocardiogramas. Além dos serviços de saúde, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade – SEDES- realizou recadastramentos do Bolsa Família através do “Estação Cidadania” e a equipe de Educação para o Trânsito da Companhia de Segurança Trânsito e Transportes – CSTT esteve orientando as pessoas para um trânsito seguro.

O aposentado João Batista foi informado pela agente de saúde e chegou cedo para consulta com cardiologista “é a primeira vez que eu venho para a caravana e fui muito bem atendido, só tenho a agradecer por esse atendimento rápido. Estava com a guia para fazer o eletrocardiograma e a consulta com o médico do coração, já fiz tudo aqui e sem demora”, pontuou.

Outra usuária da unidade foi a recepcionista Idinalva Borges que elogiou o atendimento ”hoje eu vou passar no ortopedista e no clinico geral, uma facilidade para nós moradores que estávamos com encaminhamentos. Espero que  venham mais vezes aqui pra unidade, tem um bom atendimento, os exames são feitos aqui mesmo e, já mostramos para o médico” expressou.

À tarde todos os atendimentos foram voltados para a mulher, inicialmente as gestantes que chegavam para a ultrassom obstétrica eram acolhidas pela equipe do Projeto Boas Vindas. A equipe formada por enfermeiras e psicóloga tirou dúvidas e orientou as futuras mamães. Valdirene Cunha,  coordenadora  de Enfermagem  da Maternidade Municipal de Juazeiro explica a importância desse momento “estamos aqui para tirar as dúvidas das gestantes e passar para elas como será o trabalho de parto na maternidade, esse momento técnico ajuda a acalmar as mães”, pontuou.

A ginecologista Fabíola Leite diz que a Caravana da Saúde da Mulher é uma forma de agilizar o contato do especialista com a população “é um grande avanço e, vem para facilitar a vida do usuário, às vezes existe a dificuldade do paciente em chegar até o médico e, com a caravana da saúde esse atendimento é realizado”, pontuou.

Para a Secretária de Saúde Fabíola Ribeiro, esse é um momento de fortalecimento da Caravana da Saúde. “Um programa que há três anos vem reprimindo as demandas dos usuários em Juazeiro e, durante esse mês de março estamos com a Caravana da Saúde da Mulher. Além dos atendimentos ginecológicos e obstétricos estamos com o projeto “Boas Vindas”, equipes capacitadas que vão até a unidade tirar dúvidas e apresentar nossos serviços às futuras mamães. Estamos comprometidos e buscando ampliar cada vez mais os atendimentos para a população de Juazeiro”, concluiu.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro