Juazeiro/BA, 19 de setembro de 2020


Covid-19

Caravana da Saúde registra 250 atendimentos no bairro Novo Encontro em Juazeiro

ASCOM em 26/set/2018

Débora Sousa/ SESAU

Aconteceu nesta quarta-feira (25), na Unidade Básica de Saúde do bairro Novo Encontro, a 136º edição da Caravana da Saúde. O programa tem como finalidade atender nas UBS de cada localidade as demandas reprimidas relacionadas a especialidades médicas e realizações de exames.

Criado em 2016, o programa até o momento já atendeu mais de 30 mil pessoas e, além de atendimento à saúde, uma equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) realiza atualização do Bolsa Família e orienta as pessoas através da Estação Cidadania.

Com especialidades na área de cardiologia, ortopedia, endocrinologia, ginecologia, odontologia, além de realização de exames laboratoriais e eletrocardiograma, nesta edição foram atendidos 250 pacientes. Para que as pessoas sejam atendidas é necessário ter uma guia na unidade de saúde destinada a uma das especialidades oferecidas pela Caravana da Saúde. Fica a cargo do Agente Comunitário de Saúde informar sobre a realização da caravana no dia e horário programado pela Secretaria da Saúde.

Os pacientes ao chegarem nas unidades recebem o primeiro atendimento na triagem, onde é aferida a pressão arterial, feita a pesagem, teste de glicemia para, então ser direcionado ao especialista. O pedreiro Ivan Dias da Silva sofreu enfarte em 2010 e há 3 meses precisou retornar ao hospital para um novo procedimento cirúrgico, esteve pela primeira vez participando da caravana. “Minha família é sempre bem atendida nesta unidade e o que vem em beneficio da saúde é positivo. Quando enfartei fui para a UPA e de lá me encaminharam para o hospital para que fizessem o procedimento. Resisti a dois infartos, agora estou sendo acompanhado e agradeço muito a atenção”, pontuou.

A dona de casa Aurice Xavier Macedo elogiou a gestão municipal pela Caravana da Saúde. “Vim para atendimento com o ortopedista, toda a equipe foi muito atenciosa e eu trouxe também a minha neta para passar no dentista. Só tenho a agradecer ao prefeito Paulo Bomfim e todos os envolvidos para que este atendimento aconteça”, expressou.

A vice-prefeita Dra. Dulce Ribeiro é cardiologista e coordena a Caravana da Saúde desde que assumiu a gestão municipal. Para ela, as pessoas não podem deixar de procurar as unidades de saúde, pela importância da prevenção e ressalta que: “muitas enfermidades adquiridas pelos clientes poderiam ter sido evitadas. Hoje especificamente atendi uma cliente com doença arterial coronária que estava com o ácido úrico de 8.7 mg.  Além do colesterol, do triglicerídeo, do diabetes mellitus, da resistência a insulina, o ácido úrico hoje desponta como um forte marcador de doença arterial. Reforçamos que esta é uma patologia grave e orientamos nossos clientes para a prevenção e cuidados”, concluiu.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro