Juazeiro/BA, 28 de setembro de 2020


Covid-19

Caravana da Saúde registra 173 atendimentos na UBS do Jardim Flórida em Juazeiro

ASCOM em 18/dez/2019

Débora Sousa/ SESAU

Em sua 196º edição, a Caravana da Saúde vem se consolidando e sempre aprovada pelos usuários da rede SUS em Juazeiro. Nesta quarta-feira (18) foi a vez dos moradores do bairro Jardim Flórida receber os especialistas para consultas e realização de exames. Com o objetivo de reduzir as demandas reprimidas existentes nas Unidades Básicas de Saúde em 2016 foi criado e implantado este programa que até a presente data soma mais de 40 mil atendimentos e demandas para endocrinologista e cardiologista já foram zeradas em inúmeras unidades.

Os pacientes tiveram atendimentos com cardiologista, endocrinologista, clínico geral, dentista e ainda realizaram exames laboratoriais, eletrocardiogramas, atualizaram o calendário vacinal e realizaram testes rápidos. Ao todo, 173 pessoas foram atendidas nesta edição. A equipe do CIDHA/IST que atua na busca, prevenção e tratamento das Infecções Sexualmente Transmissíveis esteve presente durante todo o mês de dezembro na Caravana da Saúde para orientação e realização dos testes rápidos que são totalmente gratuitos.

Para a dentista do CIDHA, Luíse Maria Sousa, o mês é de intensificação das ações. “A prevenção contra qualquer IST acontece com orientação e cuidados, qualquer atividade sexual precisa de prevenção, por isso estamos desde o início do mês intensificando nossas ações com a realização de testes rápidos, distribuição de preservativos e conversando mesmo, expondo os riscos emitentes ao qual as pessoas estão expostas quando inicia a vida sexual sem prevenção. Não é um dado só de Juazeiro, mas de todo o Brasil e a cada ano novos casos de pacientes com AIDS são descobertos. Isso poderia mudar se todos se conscientizassem”, descreveu.

Paciente da Unidade de Saúde do bairro, a auxiliar de limpeza, Ana Claudia Silva é diabética e está presente em toda Caravana na unidade. “Eu me sinto satisfeita com a realização da caravana aqui no bairro. Preciso de acompanhamento com o endocrinologista e sempre que estão aqui eu venho, os profissionais são ótimos e atendem bem. Só tenho a agradecer por toda a atenção que recebo toda vez que venho para atendimento no postinho”, expressou Ana.

Com quase três anos em atividade na cidade, ainda é possível encontrar nas unidades pacientes que estão pela primeira vez participando da caravana, a exemplo da dona de casa Cristiana Maria da Silva Oliveira. “Achei maravilhoso esse atendimento aqui hoje. Cheguei cedo, passei pela triagem e logo em seguida tomei vacina contra sarampo, fiz o teste de glicemia, teste rápido e estou esperando para passar no endocrinologista, isso é muito bom, rápido e acessível”, completou.

Os atendimentos da Caravana da Saúde são agendados de acordo com a necessidade de cada unidade e a partir daí é programada a ida da caravana para a unidade. Presente desde o início, a médica e vice-prefeita Dulce Ribeiro faz uma avaliação dos atendimentos durante todo este ano nas unidades. “Este ano foi bem produtivo, acompanho cada paciente e sei da necessidade e da importância deste programa na vida dos juazeirenses. Estamos satisfeitos com a evolução do programa e vamos intensificar nossas ações através da prevenção, doenças como hipertensão e diabetes são evitáveis, precisamos que as pessoas compreendam isso. Vamos continuar trabalhando com esse objetivo, educar e prevenir para uma saúde com mais qualidade”, concluiu.

 

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro