Juazeiro/BA, 26 de setembro de 2020


Covid-19

Caravana da Saúde realizou 202 atendimentos no Distrito de Maniçoba em Juazeiro

ASCOM em 22/mar/2018

Débora Sousa/SESAU

Nesta quarta-feira, 21, a Secretaria Municipal de Saúde levou até o Distrito de Maniçoba I a 111° edição da Caravana da Saúde com atendimentos especializados nas áreas de ortopedia, endocrinologia, cardiologia, odontologia, atendimento clínico e exames laboratoriais e eletrocardiogramas. Através da Estação Cidadania, serviço oferecido pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade – SEDES, os usuários ainda atualizaram o recadastramento do Bolsa Família.

Os usuários da unidade ainda receberam a Caravana da Saúde da Mulher que neste mês de março está levando para os bairros e distritos consultas ginecológicas e exames como citologia, colposcopia, ultra-som obstétrica. A equipe do Hospital Materno Infantil realizou ainda uma roda de conversa com as gestantes junto ao Projeto Boas Vindas. Ao todo foram realizados 202 atendimentos.

A dona de casa Josilandia de Pádua levou o filho para realizar exames laboratoriais. “Toda vez que preciso venho até o posto de saúde, sou bem atendida e hoje trouxe meu filho para fazer uns exames. A agente de saúde esteve em minha casa e falou da caravana, acho muito bom porque não precisamos ir para a cidade fazer os exames e gastar. Aqui é de graça, perto de casa e só tenho a agradecer”, explicou.

No início da tarde os atendimentos foram voltados exclusivamente para o público feminino e cerca de 20 gestantes participaram da roda de conversa promovida pela equipe da maternidade municipal. Em sua sexta gestação, a agricultora Maria Aparecida que foi para uma consulta ginecológica e ultra-som obstétrica, fala do atendimento que recebe na unidade. “Fiz meus pré-natais aqui no posto, fui bem acompanhada e todos os meus partos foram na maternidade de Juazeiro. Agora vou saber como meu bebê está. Eu só tenho a agradecer pela boa equipe que me atende aqui e pelos profissionais que realizaram meus partos”, pontuou.

A psicóloga Luciana Florintino falou com as gestantes sobre a importância do pré-natal e do conhecimento sobre todas as mudanças que acontecem quando se inicia uma gestação. “Estamos aqui para trocar experiências com essas gestantes e apresentar para elas os nossos serviços na maternidade de Juazeiro. Algumas gestantes aqui já conhecem a unidade e sabem como funciona o atendimento, mas para as mamães de primeira viagem são muitas dúvidas e apreensões, e o projeto Boas Vindas tem o propósito de informá-las”, explicou.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro