Juazeiro/BA, 20 de setembro de 2020


Covid-19

Caravana da Saúde realiza atendimento no bairro Antônio Guilhermino em Juazeiro

ASCOM em 29/ago/2018

Elinete Carvalho/ estagiária SESAU

Nesta quarta-feira (29) A Secretaria da saúde de Juazeiro realizou, na Unidade Básica de Saúde do bairro Antônio Guilhermino, a 132ª edição da Caravana da Saúde, que tem como objetivo diminuir a demanda de atendimentos nas unidades. A iniciativa leva inúmeros atendimentos especializados  para a comunidade, como ortopedia, cardiologia, ginecologia, odontologia, endocrinologista,  além da realização  de eletrocardiograma e exames laboratoriais. Ao todo 227 pacientes receberam assistência dentre os serviços oferecidos aos moradores do bairro.

O clínico geral que atende na Unidade Básica de Saúde do bairro Antônio Guilhermino, Mauro de Oliveira Turri, afirma que o objetivo do programa está sendo atendido. “Esta já é a segunda vez que a caravana atende aos usuários da unidade de saúde do bairro Antônio Guilhermino, e veio aliviar a demanda reprimida de exames de laboratório, eletrocardiograma, consultas com endocrinologista e cardiologista, entre outras especialidades. A proposta da Caravana está sendo atendida, visto que o alto número de pacientes que necessitam de atendimentos está sendo reduzido”, pontuou.

A paciente Rosineide Nunes de Souza parabenizou a iniciativa da Secretaria da Saúde. Ela realizou consulta com ortopedista e os seus dois filhos realizaram exames laboratórios e se consultaram com o clinico geral, dentro das ações oferecidas pela Caravana. “O trabalho que a Secretaria de Saúde está desenvolvendo, através da caravana de saúde, é importante porque vai diminuir  o acúmulo de guias que existem na secretaria,  nas mais diversas especialidades. Além disso, a maioria da população dos bairros atendidos é carente e a iniciativa facilita o atendimento”, destaca Rosineide de Souza.

Lúcia Pereira dos Santos participou da Caravana pela primeira vez, foi atendida pelo clínico geral e diz que gostou do atendimento. “É a primeira vez que estou sendo atendida por um profissional que faz parte da caravana e gostei muito. Normalmente demora conseguir consultas na unidade, mas hoje com  este programa foi muito rápido”, explica Lúcia Pereira dos Santos.

A médica e vice-prefeita Dulce Ribeiro, que realiza atendimentos cardiológicos na Caravana da Saúde, ressalta a importância do trabalho desenvolvido por  profissionais que atuam na assistência prestada nas unidades de saúde. “O nosso papel na Caravana da Saúde é fortalecer as ações da Atenção Básica, atendendo aqueles casos que são encaminhados para média complexidade. Os pacientes que seriam encaminhados para outras instancias, atendemos na própria unidade fazendo, inclusive, alguns tipos de exames como de sangue e eletrocardiograma. Este é o SUS que dá certo e que todos se unem colaborando para melhorar ainda mais o atendimento prestado à população”, frisa Dulce Ribeiro.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro