Juazeiro/BA, 23 de setembro de 2020


Covid-19

Caravana da Saúde proporciona continuidade aos tratamentos iniciados na Atenção Básica

ASCOM em 29/nov/2017

Andréa Meireles/ PMJ

A Caravana da Saúde – programa da Prefeitura de Juazeiro – beneficia uma comunidade toda semana. Nesta quarta-feira (29), a 94ª edição da ação foi realizada no Posto de Saúde do bairro Novo Encontro e 217 atendimentos foram realizados. A população foi beneficiada com consultas com especialistas, realização de exames e recadastramento do Bolsa Família.

Segundo a secretária da Saúde Fabíola Ribeiro, há quase dois anos, o programa vem cumprindo seu objetivo, que é o de reduzir as demandas reprimidas nas Unidades Básicas de Saúde do município. “É uma ação que fortalece a Atenção Básica, visto que dá sequência à linha de cuidado iniciada pelas equipes de saúde da família, através das consultas com os especialistas. A gestão está efetivamente fortalecendo o programa, para melhorar ainda mais a assistência prestada no nosso município, como determina o prefeito Paulo Bomfim”, diz

A estudante de enfermagem, Johanna Dantas, que estagia na unidade há quatro meses, diz que foi um aprendizado conhecer a Caravana da Saúde. “Ainda estou garantindo minha formação, e foi uma experiência muito boa ver a continuação do trabalho que começa aqui no Posto de Saúde”, comenta.

A população reconhece a qualidade do programa. Para a empregada doméstica, Rita Maria, conta que acompanhou sua mãe, dona Alcanja de Jesus, em diversos atendimentos. “Ela fez exames, foi para o ortopedista, cardiologista e dentista. É muito bom esse programa que vem sendo desenvolvido. Perdi uma manhã de trabalho, mas já pude resolver tudo de uma vez. Tem muita gente aproveitando esse dia e cuidando da saúde, que é muito importante”, relata.

A aposentada Valdina Borges também conta que foi bem atendida. “Primeiro fizeram a triagem, fiz meu exame de sangue e fui encaminhada para consulta com o endocrinologista. É muito bom ter essa Caravana, porque facilita muito para a gente”, elogia. O agricultor José Dias, concorda. “Só faz bem para as pessoas, principalmente as que não têm condições”, finaliza.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro