Juazeiro/BA, 19 de setembro de 2020


Covid-19

Caravana da Saúde leva especialistas para Posto de Saúde inaugurado na última sexta

ASCOM em 10/maio/2017

Andréa Meireles/ PMJ

O Posto de Saúde de Abóbora, distrito de Juazeiro, foi inaugurado há apenas cinco dias, pela agenda do Toda Sexta Tem Obra. Nesta quarta-feira (10), das 08h às 14h, a unidade já recebeu a Caravana da Saúde, um programa da Prefeitura Municipal que leva atendimento especializado para as comunidades, com objetivo de reduzir as demandas reprimidas em cada local.  Na ocasião, 171 atendimentos foram realizados.

De acordo com a diretora de Atenção Primária a Saúde, Simone Freire, é um compromisso da gestão de Paulo Bomfim levar a Caravana logo após as inaugurações. “Tanto as comunidades quanto as equipes de saúde nos cobram a qualificação do espaço e o desafogamento das demandas. Hoje estamos aqui, em uma comunidade que fica há cerca de 100 quilômetros do Centro, cumprindo o que firmamos com a população”, afirma.

A equipe de profissionais que trabalha na unidade ficou satisfeita com as ações do governo. “Nosso trabalho aqui melhorou 100% com essa Caravana que trouxe especialistas para diminuir as demandas está muito melhor”, diz o agente comunitário de saúde, Cláudio de Souza.

A ação também surpreendeu a comunidade. “Nunca teve isso de fazer exame de coração aqui”, relata a auxiliar de serviços gerais Lucileide da Silva (52), que na oportunidade fez exame de sangue e um eletrocardiograma. Já o aposentado Francisco Lourenço (80), destaca que é muito bom ter um posto bem estruturado em uma comunidade tão pequena. “Fiz o eletrocardiograma. É muito especial ser atendido no próprio lugar da gente e aqui é o meu. Quando vem uma benfeitoria para cá a gente fica contente”, expressa.

O Programa Caravana da Saúde é uma ação de continuidade que foi criada em Janeiro de 2016. Desde então, mais de 20 mil atendimentos com especialistas já foram realizados, beneficiando as comunidades da zona urbana e da zona rural.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro