Juazeiro/BA, 27 de outubro de 2020


Covid-19

Caravana da Saúde dá suporte à Atenção Básica levando atendimento especializado para Unidades de Saúde

ASCOM em 03/maio/2017

Andréa Meireles

A 65ª Caravana da Saúde, programa da Prefeitura Municipal de Juazeiro, foi realizada na manhã desta quarta-feira (3), das 08h às 14h no bairro João Paulo II e beneficiou a comunidade do Parque Residencial com 148 atendimentos de especialistas. A dona de casa Aurelice Barroso (41) estava precisando realizar alguns exames e hoje ela conseguiu. “Esses exames que fiz custariam mais de R$ 200 no particular e eu não teria condições de pagar. Essa Caravana foi a melhor coisa que o prefeito já fez”, diz com gratidão.

Segundo o médico Salvador Carvalho, residente em Medicina da Família e Comunidade da Univasf, responsável pelos atendimentos da unidade do Parque Residencial, o programa traz aquilo que é defendido pelo SUS na Atenção Primária: o suporte dos especialistas. “Mais de 80% dos problemas de saúde podem ser resolvidos dentro das unidades de atenção primária, mas existe uma demanda de consultas e acompanhamentos que precisam ser feitos pelos colegas especialistas, além dos exames de rotina para pacientes com doenças crônicas. A Caravana vem para atender a essa demanda”, explica

A diretora de atenção primária, Simone Freire, conta que participa da organização da Caravana desde a sua primeira edição, em 2016. “Temos cerca de mil atendimentos diários na atenção primária e isso gera uma grande demanda para o município. O programa tem esse propósito de dar celeridade aos atendimentos e vem apresentando bons resultados”, avalia.

Hoje, a população do Parque Residencial foi atendida nas áreas de: clínica geral, endocrinologia, ortopedia e endocrinologia. Além disso, também foram realizados exames laboratoriais e eletrocardiogramas. Na próxima semana, a Caravana da Saúde será em Abobóra.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro