Juazeiro/BA, 16 de janeiro de 2019


Caravana da Saúde completa três anos de atendimentos médicos especializados em Juazeiro

ASCOM em 09/jan/2019 -

Débora Sousa/SESAU

Nesta quarta-feira, 09 de janeiro, completando três anos de atuação em atendimentos médicos especializados em Juazeiro, o programa Caravana da Saúde retornou à Unidade Básica de Saúde do bairro Tabuleiro onde em janeiro de 2016 teve sua primeira edição. Durante a manhã desta 149º edição do programa foram registrados 205 atendimentos. Ao longo de todo esse período mais de 30 mil atendimentos foram realizados e em inúmeras UBS tanto especialidades quanto exames tiveram suas demandas zeradas.

De acordo com a Diretora da Atenção Primária em Juazeiro Simone Freire, a Caravana está atingindo as metas com as quais foram programadas. “Com certeza a Caravana da Saúde é um programa de sucesso estamos conseguindo atingir as metas com as quais planejamos que é atender as necessidades da comunidade. Para que isso aconteça realizamos diariamente ajustes, estudando as necessidades de especialidades e incluindo nas edições da Caravana, além do retorno que estamos dando às comunidades”, concluiu.

Com atendimentos semanais, sempre às quartas-feiras, são levados até os bairros e também distritos da cidade especialidades como endocrinologia, cardiologia, ginecologia, ortopedia, atendimento clínico em geral, atendimento odontológico e distribuição de kits de saúde bucal, além da realização de exames laboratoriais e eletrocardiograma. A Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) é parceira desde o início e através do Estação Cidadania realiza a atualização do Cadastro Social, Bolsa Família, dos usuários do SUS na própria UBS onde acontece a Caravana da Saúde.

Para o Fiscal de Campo Francisco Ivan, é uma oportunidade de atendimento especializado próximo de casa. “Eu ouvia falar deste programa, mas nunca tinha participado, pois estava sempre trabalhando e não tinha tempo de ir ao médico. Como estou de férias e os profissionais vieram até o posto de saúde aqui do bairro vim para consulta e estou gostando muito”, pontuou.

Como a UBS do bairro Tabuleiro atende agora com duas equipes de saúde da família, a assistência é prestada aos moradores do bairro local e também do Sol Levante. A empregada doméstica Ana Cristina do bairro Sol Levante participou pela primeira vez da Caravana da Saúde. “Fomos informados pelo agente de saúde e estamos achando muito bom. O movimento é grande na unidade e, sem dúvida, teremos um bom atendimento. Que voltem mais vezes, nós precisamos de atendimento assim, com muitos médicos e realização de exames”, descreveu.

Em uma avaliação geral dos anos de atendimento, a médica, vice-prefeita e coordenadora da Caravana da Saúde, Drª Dulce Ribeiro assegura que “sem dúvida estamos levando melhor assistência à saúde para a população. Através da Caravana da Saúde fazemos as avaliações e os ajustes necessários para que toda semana possamos qualificar ainda mais os atendimentos aos clientes. Estou à frente da Caravana desde 2017 e na minha especialidade médica atendo a todos e o que friso sempre para os próprios clientes é que muitos dos agravos de saúde poderiam ter sidos evitados. Quando não chega a tempo de evitar precisamos remediar e acompanhar. Os cuidados com a saúde acontecem por parte do cliente e do médico é uma atenção mútua”, explicou.

Logo-Juazeiro-BA-simples

Copyrigth © 2017 Prefeitura Municipal de Juazeiro