Juazeiro/BA, 30 de setembro de 2020


Covid-19

Caravana da Saúde amplia oferta de atendimentos especializados em sua primeira participação no ‘Cuidar da Gente’

ASCOM em 13/mar/2019

Gardennia Garibalde/ SESAU

Se a Caravana da Saúde já era consolidada como um programa de governo de sucesso por reduzir as demandas reprimidas em consultas e realização de exames nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. Nesta quarta-feira (13) ela conquistou de vez o gosto da população que compareceu à UBS do CAIC, no bairro Malhada da Areia, para usufruir dos atendimentos ofertados.

A 157ª edição da Caravana da Saúde ampliou a oferta de atendimentos como forma de otimizar, ainda mais os serviços prestados, e assim integrar a agenda do programa Cuidar da Gente, que na sua nova fase atende a cada quinzena um bairro ou distrito de Juazeiro com uma semana de ações variadas, envolvendo as secretarias municipais. Criado em 2016 o programa já registra mais de 30 mil atendimentos.

Com a oferta de consultas em especialidades nas áreas de endocrinologia, cardiologia, atendimento clínico, odontológico, realização de exames laboratoriais e eletrocardiogramas, testes rápidos, imunização e avaliação de pacientes com suspeita de Tuberculose e Hanseníase foram contabilizados 129 atendimentos. Durante a Caravana da Saúde os moradores ainda contaram com os serviços oferecidos pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade – SEDES, e da equipe Técnica Social da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano – SEDUR.

A aposentada Maria da Penha, foi diagnosticada com insuficiência cardiovascular, e precisa passar periodicamente por vários especialistas, para ela a realização da Caravana facilita muito a sua vida. “A minha doença traz vários outros problemas que me obrigam a estar fazendo um acompanhamento médico constante e com a caravana fica tudo mais fácil. Dou nota mil para essa ação da prefeitura”, declarou a aposentada que se consultou com o endocrinologista.

A dona de casa Conceição Maria da Silva esteve pela primeira vez participando da caravana e aprovou o atendimento. “Toda a equipe está de parabéns, a unidade está organizada, a comunidade foi comunicada pelos agentes de saúde sobre a caravana, só tenho a agradecer por este atendimento. Passei no dentista, fiz os exames de sangue e agora vou passar no clínico geral”, disse a dona de casa.

Para a agente de saúde da área há 17 anos, Vera Lúcia da Silva “além de dar vazão às guias reprimidas a caravana melhora a relação da equipe da UBS com a comunidade. A resposta que temos da comunidade é muito positiva. A caravana facilita ainda que a população não precise se deslocar para o centro em busca de atendimento”, ressaltou.

De acordo com a secretária Fabíola Ribeiro a Caravana da Saúde vem para somar ao programa Cuidar da Gente e assim melhorar a vida da população juazeirense no quesito saúde. “A Caravana já acumula mais de 30 mil atendimentos, onde além das especialidades e exames que semanalmente ofertamos, ampliamos com a oferta de testes rápidos, imunização e uma dermatologista para a avaliação de pacientes com suspeita de Tuberculose e Hanseníase. O Cuidar da Gente é um programa de sucesso e a equipe da SESAU através da Caravana da Saúde vai agregar sua parcela de valor na melhoria da qualidade de vida da população por onde passar”, concluiu a secretaria Fabíola Ribeiro.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro