Juazeiro/BA, 19 de setembro de 2020


Covid-19

Capacitações do projeto ‘Fortalecendo o Semiárido’ atende comunidades do interior

ASCOM em 25/jan/2019

Lene Radina/ASCOM ADEAP

A tecnóloga em alimentos da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP) Ataildes Pinheiro está finalizando a primeira etapa do projeto ‘Fortalecendo o Semiárido’ que trata do beneficiamento da carne de bode. O projeto consiste na capacitação de empreendedores rurais do município, e tem como objetivo promover o desenvolvimento econômico dos produtores da agricultura familiar, bem como qualificar, valorizar e padronizar a cadeia produtiva de forma sistemática e continuada.

As capacitações já estão sendo realizadas nos distritos de Juremal, Itamotinga e Pinhões. “O projeto conta com duas propostas – beneficiamento da carne de bode e beneficiamento dos frutos e hortaliças, sendo que cada curso tem dez capacitações abrangendo desde a realização de boas práticas, instalações, qualidade da matéria prima, embalagens e o beneficiamento de produtos como carne, frutos e hortaliças”, explicou Ataildes.

Na ocasião foi realizada a dinâmica sobre a valorização e importância de identificar em outras pessoas suas qualidades e não só os defeitos visando desenvolver habilidades positivas na linha de produção, enxergando no outro suas potencialidades. Em seguida foi proferida uma palestra sobre defumados e embalagens, além da aula prática de produção de calabresa e salame.

“Estamos vivendo um momento único, as dinâmicas estão oportunizando a valorização do nosso trabalho diário. É um prazer participar desse segundo momento do curso onde estamos aprendendo a fazer calabresa e salame da carne do bode”, destacou Nadja Natasha do distrito de Juremal.

Já o morador do distrito de Itamotinga Mateus Passos, falou da felicidade em poder aprender novas técnicas da área gastronômica. “A prefeitura além de oferecer um curso gratuito, realiza a dinâmica em nossa própria comunidade. Isso nos motiva e me faz sentir valorizado como pessoa e profissional. Só tenho a agradecer por esse importante momento”, observou Mateus.

As capacitações também contaram com palestras voltadas ao cultivo da agricultura orgânica e sobre a importância do Selo de Inspeção Municipal. “A respeito da agricultura orgânica foi realizada uma palestra educativa com o objetivo de incentivar a comunidade a praticar esse tipo de cultivo tanto para o consumo próprio quanto para uma futura comercialização”, explicou a engenheira agrônoma da ADEAP, Cristiane Lima da Silva.

Já a respeito do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), responsável pela emissão do Selo, o engenheiro agrônomo da ADEAP Tiago Gomes de Carvalho explicou a dinâmica e o papel do serviço no município para a comunidade presente. “Esse primeiro momento é para orientar e capacitar a comunidade de forma educativa sobre os benefícios do selo. O nosso objetivo é que eles se adequem aos padrões de acordo com as leis municipais 2.785/2018 e 2786/2018”, explicou Tiago.

O titular da ADEAP, Tiano Felix “o  projeto só veio somar ainda mais às nossas ações. Estamos trabalhando na valorização e capacitação das comunidades da sede e do interior. O projeto tem oportunizado conhecimento e qualificação profissional a todas as famílias, fortalecendo assim, a geração de emprego e renda”, observou o secretário.

Essa etapa do projeto ainda será realizada em Massaroca, Maniçoba, Carnaíba do Sertão, Salitre e Abóbora.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro