Juazeiro/BA, 27 de setembro de 2020


Covid-19

Capacitação para o Programa Criança Feliz é finalizada com sucesso em Juazeiro

ASCOM em 28/dez/2018

Lene Radina/ PMJ

 

Foram finalizadas nesta sexta-feira (28), no Centro Integrado de Atendimento a Mulher (CIAM), capacitações para os servidores que integrarão a equipe do Programa Criança Feliz. Uma realização da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES). Juazeiro aderiu ao programa do governo federal como parte da participação na política de fortalecimento da Assistência Social.

O Criança Feliz visa promover um aumento do acompanhamento das famílias beneficiadas pelo Bolsa Família, que possuem crianças de 0 a 6 anos de idade – a chamada ‘Primeira Infância’. Através da visita dos educadores sociais serão feitas orientações de como criar as crianças em melhores condições, promovendo um desenvolvimento mais saudável.

“O programa vem agregar as ações que já realizamos na nossa cidade. Temos os CRAS que trabalha a prevenção com crianças a partir de seis anos, e agora esse programa que fará um trabalho minucioso com crianças de zero a seis anos, agregando na prevenção. A nossa equipe estará acompanhando essas crianças de perto, observando se as vacinas estão em dia, se elas estão na creche, se as mães estão atentas a cada fase, além de realizar atividades lúdicas nos seus lares, buscando o fortalecimento dessas famílias”, explicou a titular da SEDES, Cida Gama.

Na ocasião a secretária entregou a equipe de entrevistadores um kit com materiais (camisa, mochila, caneta e garrafa de água) para serem utilizados durante as visitas às famílias do programa. “É importante lembrar que as visitas e os acompanhamentos feitos não impactam no recebimento dos benefícios do Programa Bolsa Família”, explicou o facilitador da capacitação Leandro Brito.

Através do Criança Feliz, o visitador vai também orientar a família a procurar o setor responsável pelo Cadastro Único do município para o registro de todas as pessoas de sua família em seu cadastro. As informações atualizadas da família no Cadastro Único permitirão o seu acesso a diversos programas sociais.

A diretora de proteção básica e coordenadora do Criança Feliz, Rosângela Mesquita, falou da importância do trabalho. “Esse é um trabalho de suma importância, pois irá garantir para essas crianças um acompanhamento profissional. Iremos visitar as famílias que se enquadram no perfil do programa e o CRAS é referência para as mesmas”, explicou.

De acordo com a educadora social, Sandra Suzana, o programa fará uma grande diferença na vida dessas famílias. “Estou contente em participar desse importante projeto, vou dar o melhor de mim durante as visitas e todo o acompanhamento. Acredito que será mais um trabalho de sucesso”, destacou. A capacitação que teve duração de três dias, contou com dois supervisores e instruiu 16 entrevistadores.

Vale ressaltar que os educadores sociais do programa Criança Feliz irão acompanhar as famílias e monitorar as crianças quanto ao desenvolvimento físico, psicológico e escolar. Cada educador social irá acompanhar 30 famílias mensalmente, sendo supervisionados por profissionais de nível superior, prioritariamente assistentes sociais, pedagogos e psicólogos.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro