Juazeiro/BA, 24 de setembro de 2020


Covid-19

Campanha ‘Sexta sem Mosquito’ irá combater o Aedes Aegypti em Juazeiro

ASCOM em 11/dez/2017

Ascom/PMJ

Um dia na semana para todos fazerem aquela faxina na casa, no escritório, na empresa e combater o mosquito Aedes Aegypti. É a ‘Sexta sem Mosquito’, uma campanha do Governo Federal, através do Ministério da Saúde, com o apoio dos governos estaduais e municipais. Em Juazeiro, a ação de combate ao mosquito transmissor da dengue, Zica e chikungunya, teve início no último dia 8 no Mercado Municipal Joca de Souza Oliveira.

Pela manhã, comerciantes e fregueses do Mercado foram abordados pelos Agentes de Combate as Endemias que passaram orientações sobre os cuidados necessários para evitar criadouros, sobre as arboviroses (dengue, zica, chikungunya e febre amarela), e o tratamento dessas doenças, bem como realizaram busca e tratamento de possíveis criadouros do mosquito no local. Após o encerramento das atividades no mercado, as equipes utilizaram bombas costais para utilização do inseticida para o bloqueio do mosquito Aedes, e também da muriçoca.

Nesse mês de dezembro, toda sexta-feira será de combate a dengue em Juazeiro. “Apesar de o Ministério ter nos orientado a realizarmos essa ação em apenas uma sexta-feira, aqui no município vamos trabalhar as três sextas que encerram o mês de dezembro, intensificando dessa forma as ações de controle ao vetor nos mercados. Vamos realizar também, a partir dessa semana, as escolas e realizaremos panfletagem, bem como orientações e atividades lúdicas, junto aos alunos. Ao fim do dia prosseguiremos utilizando o inseticida nos locais visitados”, explicou Klynger Farias, Diretor de Vigilância em Saúde de Juazeiro.

Neste dia 15 os Agentes estarão no Mercado Arnaldo Vieira e no dia 22 no Mercado do Produtor com a campanha e com um lembrete de alerta para a população­: “Um mosquito pode prejudicar uma vida. O combate começa por você”.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro