Juazeiro/BA, 23 de setembro de 2020


Covid-19

Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza H1N1começa na próxima segunda-feira (23) em Juazeiro

ASCOM em 19/mar/2020

Débora Sousa/SESAU

A Secretaria Municipal da Saúde de Juazeiro informa que o Ministério da Saúde antecipou a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza H1N1 no Brasil e a partir do dia 23 de março, todos os postos de saúde estarão abastecidos para vacinação.  O objetivo é imunizar as pessoas contra os vírus da influenza.  Na primeira etapa da campanha os públicos mais vulneráveis serão imunizados. Idosos com 60 anos ou mais e os profissionais da saúde devem procurar os postos para receber a vacina.

Esta será a 22ª campanha e acontece no período de 23 de março a 23 de maio, tendo o dia 09 de maio como o dia D de mobilização nacional para vacinação. Durante este período, uma média de 67,6 milhões de pessoas pertencentes aos grupos prioritários descritos pelo Ministério da Saúde devem ser vacinadas. São eles: Indivíduos de 60 anos ou mais, crianças de seis meses a cinco anos, gestantes e puérperas (45 dias após o parto), trabalhadores de saúde, professores de escolas públicas e privadas, povos indígenas, grupos de portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Nesta campanha, o Ministério da Saúde incluiu também o público de 55 a 59 anos. Dividido em fases, a vacinação será administrada com o seguinte cronograma: 1ª fase (23/03) idosos e profissionais da saúde; 2ª fase (16/04) professores de escolas públicas e privadas, profissionais da força de segurança e salvamento e 3ª fase (09/05) todos os demais públicos.

De acordo com a superintendente de vigilância em saúde, Tatiane Malta, a vacina inicialmente será para o público alvo. “Queremos reforçar que neste momento a vacina está destinada apenas para estes grupos prioritários elencados pelo Ministério da Saúde. A vacina é para prevenção do H1N1, neste momento priorizando os grupos mais vulneráveis. Somente em Juazeiro até a data de hoje (19/03), temos 30 casos notificados, sendo cinco confirmados com um óbito, 18 estão em investigação e sete já foram descartados. Ressalto ainda que se temos como nos prevenir, devemos fazer. A vacina é o meio mais eficaz associado a bons hábitos de higiene pessoal”, concluiu.

 

 

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro