Juazeiro/BA, 22 de outubro de 2020


Covid-19

Calendário esportivo superou expectativas em 2019

ASCOM em 27/dez/2019

Por Carlos Humberto / Seculte

Desde o primeiro mandato do ex-prefeito Isaac Carvalho, iniciado em 2009, o esporte amador de Juazeiro mereceu atenção especial na administração pública do município, quebrando barreiras e introduzindo um calendário anual de eventos esportivos de todas as modalidades.

O prefeito Paulo Bomfim deu prioridade ao esporte dentro das políticas públicas do projeto de governo, ao lado da cultura e do turismo, ampliando a área de atuação ao longo do ano.

Além de consolidar a proposta original, na nova fase atletas e treinadores ganharam mais equipamentos esportivos, apoio institucional e convênios com entidades privadas e governamentais promoveram o intercâmbio com a realização de etapas de competições estaduais e nacionais.

Este ano, a Superintendência de Esportes da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte (Seculte), prejudicada pela crise econômica do país, se desdobrou para dar conta do calendário recheado de atrações ao longo dos 12 meses, mas conseguiu realizar a totalidade dos eventos previstos.

Para o secretário Sérgio Fernandes, “o balanço é positivo, com certeza. Conseguimos tirar do papel toda programação prevista e isso nos deixa com o sentimento do dever cumprido”.

Linha do tempo

Em janeiro, excepcionalmente aconteceu a decisão do Campeonato Interbairros de 2018, prejudicado pelo adiamento de jogos que levaram as finais para os dias 19 e 26, quando o Alto da Aliança se sagrou campeão ao derrotar o Novo Encontro.

No dia 6 de fevereiro, o pequeno Adauto Moraes se agigantou para receber um jogo da Copa do Brasil, entre a Juazeirense e o Vasco da Gama, colocando a cidade no cenário esportivo nacional. O empate em 2 a 2 frustrou a torcida do Cancão que esteve com a vaga garantida até os minutos finais da partida.

No mês de abril, a 17ª edição da Corrida Tiradentinhos e da Maratona Aquática Milton Bruno foram destaques nas ruas da cidade e nas águas do Rio São Francisco.

Após realizar diversas etapas do programa Esporte e Lazer nos meses iniciais, em maio Juazeiro voltou a patrocinar uma competição de nível nacional, sediando a 35ª edição da Meia Maratona Tiradentes, que levou ao pódio os atletas Edson Amaro e Marily dos Santos, nas categorias masculino e feminino, respectivamente.

Em julho, três eventos atraíram participantes de todas as idades, quando, em parceria com as federações estaduais, foram realizadas a Etapa baiana de Maratonas Aquáticas, Etapa baiana de Ciclismo e Etapa de Triatlo, além de competições de voleibol, futevôlei, futebol feminino e futebol de areia na Orla.

Agosto começou com o tradicional Passeio Dia dos Pais e fechou com a apresentação inédita do Basquete 3 x 3, dentro dos Jogos Universitários da Bahia, em parceria com o governo do Estado e Sudesb.

Nos dias 10 e 11 de outubro, a Super Etapa do Circuito Baiano de Judô, com mais de 700 atletas, lotou o estacionamento do Shopping Juá Garden e transformou em estrelas vários lutadores juazeirenses, entre eles Fabrício Rodrigues, ganhador de duas medalhas de ouro.

O sensei Paulo Afonso, dirigente da Febaju e um dos responsáveis pela introdução do judô na região, afirmou que “a realização da super etapa em Juazeiro concretizou um sonho que começou há 48 anos, quando iniciamos as aulas de judô aqui”.

No futebol, no dia 25 a Desportiva Juazeirense venceu o XV de Novembro e conquistou o título de campeão amador do ano. Nesse mesmo mês, foi dada a largada para a disputa do Campeonato Interdistrital. O futsal e o futebol Society monopolizaram as atenções em novembro, com a realização da Copa Sertão e do Campeonato Master do Sinserp.

No dia 14 do último mês do ano começou a disputa do Campeonato Interbairros com 26 equipes. A competição terá o seu campeão conhecido no primeiro trimestre de 2020. Com os semifinalistas conhecidos. O Campeonato Interdistrital também adentra o próximo ano até o dia 26 de janeiro, quando acontece a partida decisiva. O calendário para o próximo ano, será divulgado no mês de janeiro.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro