Juazeiro/BA, 21 de setembro de 2020


Covid-19

Beneficiamento da carne do bode é tema da segunda capacitação do projeto ‘Fortalecendo o Semiárido’

ASCOM em 18/abr/2018

Lene Radina/ADEAP

O projeto ‘Fortalecendo o Semiárido’ levou ao distrito de Juremal nesta terça-feira (17) no distrito de Juremal, a segunda capacitação sobre o beneficiamento do bode. Contando com duas propostas: beneficiamento da carne de bode e beneficiamento dos frutos e hortaliças, cada curso conterá dez capacitações abrangendo desde a realização de boas práticas, instalações, qualidade da matéria prima, embalagens e o beneficiamento dos produtos (carne, frutos e hortaliças).

“A carne do bode é um produto consumido principalmente no Nordeste brasileiro, onde se concentra a maior parte desse rebanho. Aqui na região do Vale do São Francisco o bode é o ingrediente principal de várias receitas, uma carne extremamente magra, com baixíssimo teor de gordura e de fácil digestão”, explicou a autora do projeto e a tecnóloga em alimentos da ADEAP Ataildes Pinheiro, informando que as capacitações vão além do proposto no projeto, “pois a equipe está atendendo as solicitações de cada comunidade no decorrer do curso”.

Na ocasião foi realizada a dinâmica sobre boas práticas de fabricação para avaliar o nível de conhecimento do último encontro. Em seguida teve início a capacitação com a higienização das mãos e utensílios, a distribuição dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e a produção das receitas sugeridas pela comunidade – pasta de alho, almondegas, tortilhão de abóbora e bode, lasanha de banana com bode e hambúrguer.

Para a cozinheira Maria José, as capacitações vieram para enriquecer e aprimorar a culinária local. “Estamos aprendendo coisas novas que iremos lançar na feira do bode. É uma experiência gratificante, pois veio para aperfeiçoar ainda mais o nosso trabalho”, disse. Já a doceira Ednailde dos Santos Marques falou da importância do projeto. “Para mim é rico demais, pois estou aprendendo coisas que eu não sabia como reaproveitar as cascas dos alimentos que nos traz muita saúde. Só tenho a agradecer a associação e prefeitura de Juazeiro pela aprendizagem de hoje” destacou.

Vinte e uma mulheres de Juremal estão participando dessa etapa do projeto. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Tiano Felix, uma das finalidades da ação “é reduzir as desigualdades regionais, através de capacitações profissionais em caráter estratégico de políticas que possam incorporar incentivos para proporcionar o desenvolvimento regional da produção da agricultura família”, disse. O projeto conta com dez capacitações e engloba todo o processo de beneficiamento da carne de bode, das frutas e hortaliças.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro