Juazeiro/BA, 01 de outubro de 2020


Covid-19

Barreiras sanitárias já realizaram mais de 8 mil testagens de temperatura em Juazeiro

ASCOM em 29/maio/2020

Débora Sousa/SESAU

Implantadas nos dias 20 e 22 de maio, as novas barreiras sanitárias no ponto das barquinhas, área bancária, terminal de transbordo municipal e BA 210, entrada para o Distrito de Itamotinga está realizando diariamente por barreira mais de 200 testagens de temperatura nos transeuntes pela cidade. As profissionais de saúde que realizam a testagem da temperatura ficam de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 9h às 15h.

A ação tem como finalidade medir a temperatura corporal das pessoas. Caso apresente temperatura acima de 37,6º, sendo morador de Juazeiro, será direcionado para uma Unidade Básica de Saúde, se for residente de outra região será direcionado a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), referência para sintomáticos respiratórios, assim serão notificados e as demais medidas adotadas.

Contabilizando os dias úteis das novas barreiras na cidade, já foram medias temperaturas nos quatro pontos 8.150pessoas. Deste quantitativo, 10 apresentarem temperatura elevada, estas foram orientados pelas profissionais e direcionadas aos serviços de saúde municipal para notificação e investigação de sinais e sintomas relacionados à gripe. 

A Secretaria da Saúde informa que a barreira sanitária do Mercado do Produtor contabiliza diariamente uma média de 500 testagens. O ponto no entreposto está fixo, tendo em vista ser um local de abastecimento na área de fruticultura e recebe comerciantes de diversas partes do Brasil. 

Para a Superintendente de Vigilância em Saúde, Tatiane Malta, esta é mais uma medida adotada tecnicamente para controle da COVID 19. “Os sintomas gripais já se encaixam como casos suspeito da COVID 19, com isso, sinais como febre, coriza, entre outros, já são orientados a procurar uma unidade para notificação. Como medida preventiva, o Prefeito Paulo Bomfim atento as necessidades solicitou intensificação de testagem de temperatura e assim estamos fazendo. Em breve os demais distritos da cidade também irão receber as barreiras tanto fixas como volantes”, destacou.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro