Juazeiro/BA, 26 de novembro de 2020


Covid-19

Audiência Pública sobre o Parque Fluvial lota auditório da Câmara de Vereadores

ASCOM em 02/out/2017

Por Gardennia Garibalde/SEDUR

Cumprindo mais uma das etapas do cronograma elaborado para o projeto Parque Fluvial, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano realizou uma audiência pública para apresentar o projeto de implantação da intervenção e ouvir sugestões da população.  A solenidade aconteceu na manhã desta segunda-feira (02), no auditório da Câmara de Vereadores e contou com a participação de representantes de entidades públicas e da sociedade civil e organizada.

A equipe de técnicos da SEDUR, composta por engenheiros e arquitetos urbanistas, apresentou as três metas que compõem o projeto: educação ambiental, elaboração do projeto e execução da obra.

“Esse é um projeto que vem sendo desenvolvido desde 2012, ainda na gestão do ex-prefeito Isaac Carvalho e hoje estamos apresentando os frutos de todo um trabalho planejado e elaborado em parceria com a UNIVASF. Salientamos a importância da meta 1 que é a Educação Ambiental, e podemos dizer que ela começa com as ações que serão implementadas com o Parque Fluvial, mas que não encerra essa conscientização com o término da execução das obras. É um processo continuo de construção”, destacou o superintendente da SEDUR, Professor João Pedro Neto, durante a apresentação do projeto na audiência.

Durante toda a apresentação os presentes acompanharam com atenção as informações apresentadas de cada intervenção, mas o momento da apresentação do projeto em 3D foi o ponto alto da audiência. “Essa é uma intervenção de grande importância para Juazeiro, em nível de Bahia e Brasil, e é com muita satisfação que o 9º GBM participa da construção desse equipamento que vai potencializar o turismo, a prática esportiva, a preservação ambiental e sem esquecer a preservação da vida”, observou o Major Tarcísio, Comandante do 9º Grupamento de Bombeiros Militar da Bahia em Juazeiro.

“Vermos a gestão municipal convocar uma audiência pública para dialogar sobre um projeto em andamento, vai à contramão do que vemos acontecer no país, um momento de recessão, de privação da democracia, de pensar os rumos do nosso país. E Juazeiro está dando exemplo, oportunizando à sua população o planejamento do espaço urbano, onde vamos conseguir valorizar um recurso natural maravilhoso que é o Rio São Francisco. Acredito nesse projeto, pois o Parque Fluvial simboliza para mim a humanização da cidade”, declarou o estudante universitário e militante da União da Juventude Socialista, Pedro Lucas Andrade.

O titular da SEDUR, Anderson Alves comentou sobre a receptividade do público presente. “Agora é acelerar ainda mais os trabalhos para concretizar as próximas etapas. Muito em breve o prefeito Paulo Bonfim deve estar dando ordem de serviço para o início dessa grande obra que tem como foco a recuperação e preservação da margem do nosso Rio São Francisco”, disse Anderson Alves.

Representando o prefeito Paulo Bonfim, o Secretário de Governo Clériston Andrade, aproveitou para ratificar o compromisso da gestão municipal com o Parque Fluvial. “Para muitos aqui presentes, a obra do Parque Fluvial ainda vai começar, mas as equipes de profissionais já iniciaram os trabalhos, sejam em projetos, ou até mesmo na limpeza da área onde vai acontecer a obra. Podemos garantir é que a gestão municipal está comprometida e em ritmo acelerado para que o projeto seja uma realidade muito em breve”, finalizou Clériston Andrade.

Parque Fluvial – Apoiado por uma parceria do Fundo Nacional de Meio Ambiente (FNMA) do Ministério do Meio Ambiente e do Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal (CEF), o projeto vai promover a revitalização física e paisagística de uma área de mais de 57 mil metros quadrados, com uma extensão de aproximadamente 3,5 Km, considerada como degradada da orla fluvial do trecho entre o muro da Marinha e o Angari.

A intervenção prevê a implantação de academias da saúde, parques infantis, pista de Cooper e ciclovia em toda a extensão do parque, recuperação do campo de esportes, das quadras poliesportivas e de areia, estruturação e ordenamento do mirante e criação de um atracadouro náutico, reaproveitamento da cobertura do espaço onde estão localizados os bares do M para a criação de um terminal hidroviário. As barracas que hoje ficam próximas à Marinha, serão retiradas da margem do rio por questões ambientais e ordenadas e padronizadas na área da calçada. Em resumo Juazeiro terá uma nova área de lazer, um novo cartão postal para suas famílias. O projeto já está licitado e em fase de conclusão dos tramites burocráticos, por se tratar de uma obra em uma área da união.

Participaram ainda da Audiência Pública, vereadores, Secretários de Governo.  Representantes da Polícia Militar da Bahia, da Capitania dos Portos, do 9º Grupamento de Bombeiros Militar Gerência Regional do SEBRAE, Associação dos Barraqueiros da Prainha da Marinha, Associação de Travessia das Barquinhas, Representantes da Caixa Econômica Federal, entre outros.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro