Início Atendimento descentralizado dinamiza a marcação de exames e consultas na rede pública de saúde em Juazeiro

26/05/2021 8h42 Atualizado há 3 anos atrás

Para marcar exames e consultas na rede pública de saúde em Juazeiro, a agenda é  aberta a partir do dia 25 de cada mês. A Secretaria de  Saúde (Sesau) oferece atendimento para consultas com cardiologistas, oftalmologistas, neurologistas, otorrinos, pediatras, ortopedia e clínico geral.

A marcação de consultas e exames foi descentralizada e a população pode fazer o agendamento direto nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s).  Na Central de Marcação, que funciona no prédio da Secretaria de Saúde, são atendidos apenas as demandas de pacientes de oncologia, lúpus, fibromialgia e cardiologia. “Além dessas especialidades, nós temos a marcação interna para os pacientes do interior do município. Depois que as UBS’s encaminham as demandas de exames e consultas à Central,  a gente marca aqui e devolve à UBS para que o paciente receba o agendamento na própria comunidade, sem precisar vir à Sesau”, explicou a digitadora da Central de Marcação, Letícia Natielly Rodrigues.

A maior procura é para reumatologia e endocrinologia, encaminhados para a Policlínica do estado, o Centro Regional de Prevenção, Reabilitação e Inclusão Social (Cerpris) e um hospital conveniado. Entre a solicitação do exame e o atendimento, o tempo máximo é de um mês.

Atendimento otimizado

Com o atendimento otimizado nas UBS’s, a Sesau marca mais de mil consultas, exames simples, tomografias e ressonâncias por mês somente na Policlínica regional. Em média, são 300 ressonâncias por mês, além de exames de laboratório nas clínicas conveniadas.

O gerente de marcação, Damião Paixão ressalta que todas as demandas que chegam para os profissionais de saúde disponíveis na rede, são atendidas. “O município zerou a fila de muitos exames que estavam acumulados. Aumentamos o atendimento em mais de 150%”, finalizou Damião.

A cuidadora de idosos Idalice dos Santos, de 54 anos, esperou uma semana por uma ressonância magnética. “Eu vim aqui na semana passada, deixei a solicitação e a atendente me ligou e o exame já  vai ser feito amanhã. Foi rápido”, contou Idalice.

Texto: Maria Lima – Ascom/SESAU/PMJ