Juazeiro/BA, 19 de setembro de 2020


Covid-19

Ambulantes e comerciantes participam de capacitação e são vacinados contra sarampo para trabalho durante o carnaval de Juazeiro

ASCOM em 04/fev/2020

Débora Sousa/SESAU

Comerciantes e ambulantes que vão trabalhar durante os três dias de festa em Juazeiro, participaram nesta segunda-feira (03) de um seminário sobre boas práticas alimentícias e armazenamento, além de receberam dicas de segurança. O evento foi organizado pela organização do carnaval junto às secretarias municipais para orientar os vendedores sobre as maneiras corretas para o trabalho com segurança.

De acordo com a engenheira de alimentos da Vigilância Sanitária da SESAU, Luciana Costa, a preocupação primordial é com o acondicionamento e qualidade dos alimentos. “Abordamos as práticas comuns para se trabalhar em eventos e esse primeiro contato com o vendedor é fundamental. As dicas de como levar o alimento em condições reais de consumo é essencial para que o folião tenha uma alimentação nos circuitos sem nenhum problema”, explicou.

O Tenente Nelson Martins afirmou que a Polícia Militar já está trabalhando para este carnaval há alguns meses, mas “é sempre importante orientarmos quem vai trabalhar no circuito. É bom lembrar que é proibido presença de vidro e o espetinho tem que ser servido em prato descartável, para que a festa seja tranqüila”. Sobre o trabalho ou presença de crianças e adolescentes no circuito, o Poder Judiciário através da vara da Infância e Juventude de Juazeiro estará também atuando no circuito para impedir qualquer prática danosa a estes.

A equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade também estará desenvolvendo atividades para assegurar o bem estar a este público durante as festividades, já dispondo do Observatório Social, onde os pais ou responsáveis que vão trabalhar na festa podem deixar seus filhos menor de idade na sede da secretaria. “É importante falar sobre os projetos do social, pois beneficiam quem mais precisa e alcançam diversas pessoas. Teremos também o Recicla Juazeiro atuando junto aos catadores de recicláveis, além de ações ligadas ao combate à violência contra a mulher, ao racismo e ao preconceito contra a população LGBT. Esse alinhamento é fundamental para construirmos um carnaval de sucesso em todas as áreas”, pontuou Cida Gama, Secretária da SEDES.

Durante o seminário os comerciantes e ambulantes também foram vacinados contra o sarampo. Para o autônomo José Erivelton é um momento único ao qual nunca tinha passado. “Já trabalho há muitos anos no carnaval e sempre que tem esses seminários eu participo. Agora pela primeira vez, fui vacinado durante um encontro sobre práticas alimentícias e de segurança e vejo isso como um cuidado da gestão municipal para com todos nós que vamos trabalhar durante a festa. Parabenizo a todos por esse cuidado”, acrescentou.

Para o coordenador do carnaval, Samuel Moraes, garantir a segurança em mais um ano de festa é fundamental. “Os comerciantes e ambulantes puderam tirar suas dúvidas sobre alimentos e bebidas, segurança no circuito em todas as suas vertentes. Aproveitamos esse momento para transmitir a importância de cada um na realização desta que já é festa consagrada em Juazeiro”, concluiu.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro